Ruínas Engenho

Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

As Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos constituem o conjunto remanescente mais antigo nessa modalidade. Sabe-se que a iniciativa de sua implantação fez parte das ações de Martim Afonso de Souza na Capitania de São Vicente. As pesquisas histórica, ambiental, arquitetônica e arqueológica têm gerado dados significativos. O engenho pertenceu a Erasmus Schetz, rico comerciante nascido na Antuérpia.

Poucas informações resistiram ao tempo e, passados séculos, em 1958, as ruínas foram doadas à USP por seu antigo proprietário, Otavio Ribeiro de Araújo. Ocorreram então as primeiras intervenções, escavações e a construção do chamado Pavilhão Saia, para proteger a parte significativa do que havia restado do engenho.

A transferência desse patrimônio para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária agilizou os trabalhos de consolidação das ruínas como um espaço educativo. A instalação do primeiro Conselho Curador, em 19 de junho de 2002, bem como a seleção de dois educadores, em 2004, coroaram os esforços para qualificar o espaço. Somadas a essas conquistas, o acordo de colaboração efetuado com as prefeituras de Santos e São Vicente gerou ações destinadas a alunos do ciclo fundamental que facilitaram a ampliação dos públicos já assistidos pelos programas em andamento nas ruínas.

Criou-se, então, o programa VouVolto e, em 2008, um novo programa denominado IPAPo, cujas premissas se encontram dispostas em nossa página eletrônica, juntamente com a dos demais projetos em andamento no local. O princípio fundamental é que a ação de extensão deve ser uma atividade criada para diferentes públicos e embasada em pesquisa e ensino, constituindo-se agente transformador de ambas as partes. Em junho de 2008, foi inaugurada a primeira fase de construção da Base Avançada de Cultura e Extensão, de autoria do professor e arquiteto Julio Roberto Katinsky, e iniciada a construção da segunda fase, de modo a qualificar as ações e o recebimento do público.

Para acessar o Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos clique aqui

Diretora: Vera Lúcia Amaral Ferlini

Ruínas Engenho
R. Alan Ciber Pinto, 96 | Vila São Jorge | 11085-625 | Santos | SP
Tel.: (13) 3203-3901 | ruinasengenho@usp.br | www.prceu.usp.br/engenho