OSUSP

Orquestra Sinfônica da USP

A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) foi criada por meio da Portaria 24, de 6 de outubro de 1972, por Miguel Reale, então reitor da Universidade de São Paulo. Teve como seu primeiro maestro o compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), sucedido pelo maestro Ronaldo Bologna, idealizador de importantes projetos, destacando-se o Concurso Camargo Guarnieri.

Em 1996, a orquestra lançou um CD com obras de seu primeiro maestro. Em 2000, o grupo excursionou pela Alemanha, onde foi calorosamente aplaudido. Em 2003, a OSUSP lançou um novo CD com composições escolhidas especialmente para seu núcleo de cordas. No mesmo ano, foi criado o Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri, incentivando jovens compositores brasileiros.

De 2002 a 2008, sob a regência e direção artística do maestro Carlos Moreno, a orquestra promoveu o Projeto Academia, voltado ao aperfeiçoamento de músicos profissionais. No ano de 2005, foi lançado um CD em comemoração aos 30 anos de fundação da Orquestra Sinfônica da USP. Em 2006, a orquestra recebeu o prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano, láurea que premia os nomes mais expressivos da música erudita nacional.

A OSUSP busca a excelência da execução musical e tem como marca a interpretação de ciclos sinfônicos completos, tais como as sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e Schumann, os Choros de Camargo Guarnieri e os Poemas Sinfônicos de Korsakov. Em 2008, em um concerto inédito no mundo, realizou o ciclo completo das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos.

Em 2009, no dia 25 de janeiro, como parte das comemorações dos 75 anos da USP e do aniversário da cidade de São Paulo, em cerimônia onde estavam presentes o governador e o prefeito da cidade, dentre outras autoridades, a orquestra executou pela primeira vez o Hino da USP, com letra de Paulo Bonfim e arranjo do maestro Júlio Medaglia, tendo sido muito elogiada e aplaudida.

Para acessar a Orquestra Sinfônica da USP clique aqui

Diretor pro tempore: Edson Roberto Leite

Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)
R. do Anfiteatro, 109 | Cidade Universitária | 05508-900 | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3091-5071/ 3930/ 3000 | sinfonica@usp.br | www.usp.br/osusp