Estação Ciência

Informação

A Estação Ciência, Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, está fechada para reformulação de seu projeto acadêmico e futura reforma de seu espaço físico.

Assim que for reaberta, as visitas individuais serão retomadas e, para as visitas em grupo, o agendamento também será reativado.

Caso necessário, contatos podem ser efetuados com o Sr. Ernani Barone (011)3871-6752 ou Sra. Maria Donizete de Brito (011)3871-6760.

 

Sobre o Órgão

Construídos no início do século para abrigar uma tecelagem, os galpões da Rua Guaicurus que hoje abrigam a Estação Ciência quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936. Depois de reconstruídos, foram utilizados pelo governo estadual até a década de 1970. Em 1985, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) iniciou estudos para o tombamento desses edifícios de arquitetura industrial típica do início do século XX, vetando demolição ou qualquer outra alteração em sua estrutura.

Em 24 de junho de 1987, após o Governo do Estado ceder parte do imóvel ao CNPq, foi inaugurada a Estação Ciência, com nome e logo criados pelo renomado publicitário Washington Olivetto. Por que “Estação”? Porque esse termo remete a viagens ao mundo do conhecimento científico. Porque liga passado e futuro, educação e diversão. Porque está perto de estações, tanto ferroviárias quanto de metrô.

A partir de 1990, a Estação Ciência passa a ser administrada pela USP. Hoje, ela é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e nos últimos anos atendeu a mais de 200 mil pessoas anualmente, entre escolares, turistas, famílias e outros visitantes espontâneos, além de promover eventos, mostras, cursos e palestras e exposições itinerantes em outras cidades.

Diversas parcerias externas permanentes vêm apoiando as atividades, entre elas Petrobras, IBM e Grupo Boticário.

Em reconhecimento a seu trabalho, recebeu diversos prêmios, dentre os quais o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e o Premio Latino-Americano de Popularización de la Ciencia y la Tecnologia – RedPOP/Unesco.

Para acessar a Estação Ciência clique aqui

Estação Ciência
R. Guaicurus, 1394 | Lapa | 05033-002 | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3871-6752/ 6760 | michels@usp.br | www.eciencia.usp.br