CPC

Centro de Preservação Cultural

O Centro de Preservação Cultural (CPC) – originado da Comissão de Patrimônio Cultural, atuante desde 1986 na Universidade – foi criado, em 2002, com o objetivo de promover a conservação dos bens culturais da USP e seu uso qualificado, bem como fomentar o debate sobre patrimônio cultural. O CPC transferiuse em 2004 para a Casa de Dona Yayá, imóvel próprio da USP tombado no nível estadual, cuja restauração mereceu o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 2004.

O CPC procura abordar a questão do patrimônio cultural tanto em seu aspecto material, como imaterial. No que diz respeito à abordagem material do patrimônio, contribui para a definição de critérios e implementação de práticas regulares de intervenção conservativa para os bens culturais; quanto ao aspecto imaterial, busca ressaltar o caráter de “construção” crítica que caracteriza a noção de patrimônio, e que, quando incorporado às ações e interações cotidianas por meio das múltiplas faces da cultura, configura o protagonismo dos indivíduos enquanto sujeitos sociais.

Assim, o CPC se caracteriza por uma ampla gama de atividades – eventos culturais, cursos, seminários, estudos e pesquisas – a fim de promover a extroversão dos bens que compõem o patrimônio cultural da USP e do conhecimento aí produzido, inclusive pelos Cadernos CPC e pela Revista CPC, periódico eletrônico de caráter científico. Conta ainda com um banco de dados de informações na área de preservação de bens culturais, e promove a conservação e o restauro de pinturas parietais e de elementos componentes da arquitetura de edifícios de valor histórico-cultural da Universidade de São Paulo. Especial destaque merece seu projeto de educação patrimonial, realizado junto às escolas públicas de São Paulo através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, e também aberto a escolas particulares, ONGs e instituições variadas.

Para acessar Centro de Preservação Cultural clique aqui

Diretora: Mônica Junqueira Camargo

Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (CPC)
R. Major Diogo, 353 | Bela Vista | 01324-001 | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3106-3562 | cpcpublic@usp.br | www.usp.br/cpc