Coral USP

Coral Universidade de São Paulo

Fundado em 1967 por Benito Juarez e José Luiz Visconti, o Coral Universidade de São Paulo (CoralUSP) reunia estudantes da Escola Politécnica e da Escola de Enfermagem da USP. Inaugurou um estilo próprio sintonizado com sua época, em que as linguagens do clássico e do popular convergiam e apontavam para um caminho inédito na música coral brasileira.

Já em seus primeiros anos, firmou-se pelo alto nível técnico-artístico. Seu currículo inclui quatro extensas turnês internacionais (EUA, Europa, África e Argentina), cinco premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), participações e apresentações em festivais, teatros, igrejas, parques, universidades e colégios, bem como em programas de rádio e TV, além de cinco registros fonográficos.

Com média anual de 130 concertos, o CoralUSP engloba, hoje, um contingente de aproximadamente 650 coralistas distribuídos em 12 grupos e quatro oficinas de canto coral, atuando na Cidade Universitária e em três outras unidades da USP: Faculdade de Direito, Estação Ciência e Centro de Preservação Cultural.

Sob a regência do maestro Benito Juarez, o CoralUSP realizou vários concertos corais sinfônicos ao longo de sua existência, como Carmina Burana (Orff), Missa em Si Menor e Missa em Lá Maior (Bach), Nona Sinfonia (Beethoven), Missa da Coroação e Réquiem(Mozart) e Os Carnavais (Francis Hime).

Há 42 anos, o CoralUSP estimula a formação de músicos oferecendo orientação em técnica vocal, história da música (popular e erudita), percepção musical, harmonia, contraponto e regência coral. Disponibiliza também a consulta a seu acervo de composições e arranjos corais.

Regentes, instrumentistas, arranjadores e compositores tiveram, como primeiros mestres, músicos da excelência de Damiano Cozzella, Elizabeth Rangel Pinheiro, Baldur Liesenberg e Helena Maria Starzynski que, junto a Benito Juarez, fundamentaram o alicerce técnico-artístico do grupo no final dos anos 1960. A partir de então, um grande número de profissionais altamente qualificados vem prestando ao CoralUSP inegável contribuição.

Para acessar o Coral Universidade de São Paulo clique aqui

Diretor: Alberto Olavo Advíncula Reis

Coral USP
Rua da Praça do Relógio, 109 | Cidade Universitária | 05508-050 | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3091-3930/ 5071 | coralusp@usp.br | www.usp.br/coralusp