CINUSP

Cinema da USP "Paulo Emílio"

Fundado em 1993, o Cinema da USP “Paulo Emílio” (CINUSP), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, procura disseminar a cultura cinematográfica e audiovisual veiculando conhecimento através de diversas atividades de extensão com vistas à formação de público e à complementação da formação profissional dos estudantes.

O CINUSP “Paulo Emílio” assim se denomina em homenagem a Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977). Escritor, crítico e professor de cinema da Universidade de São Paulo, fundou o Clube de Cinema da Faculdade de Filosofia da USP nos anos 1940. Foi responsável pela direção da Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo que, em 1956, transformou-se na atual Cinemateca Brasileira. Em 1965 fez parte do grupo que implantou um dos primeiros cursos de cinema no Brasil, o da Universidade de Brasília. Após seu fechamento, volta para São Paulo e, em 1967, funda o curso de Cinema da Universidade de São Paulo, tendo sido um de seus mentores. Considerado um divisor de águas do pensamento cinematográfico no Brasil, Paulo Emílio configura-se como uma fundamental referência para a reflexão crítica da produção cinematográfica brasileira e internacional.

O CINUSP “Paulo Emílio” promove a exibição de mostras temáticas, debates, palestras e seminários, além de realizar mostras e eventos em parceria com outras instituições públicas e privadas. Atende, também, a diversos órgãos e unidades de ensino da Universidade, organizando exibições especiais quando solicitado.

A partir de 2008, amplia suas atividades, com a criação de um centro de produção audiovisual que objetiva atender às necessidades de difusão institucional da Universidade de São Paulo.

Para acessar Cinema da USP "Paulo Emílio" clique aqui

Diretora: Patrícia Moran Fernandes

Cinema da USP “Paulo Emílio” (CINUSP)
R. do Anfiteatro, 181, Colmeia, favo 4 | Cidade Universitária
05508-900 | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3091-3540 | cinusp@usp.br | www.usp.br/cinusp