CEUMA

Centro Universitário Maria Antonia

Com cerca de quinze anos de atuação, o Centro Universitário Maria Antonia firmou-se como pólo de referência cultural na cidade de São Paulo, realizando atividades diversificadas e orientadas para uma formação abrangente. O Centro oferece uma programação regular de mostras de arte, concertos, cursos de especialização e de difusão, além de atividades de arte-educação. Abriga também seminários e debates, além de iniciativas que colaboram para a revitalização das atividades educativas e culturais da cidade, como programas específicos de capacitação para professores das redes públicas municipal e estadual.

O Maria Antonia, como é conhecido, tem também uma forte ancoragem na história da cidade e da própria Universidade. O conjunto dos edifícios de sua sede atual abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1949 a 1968. Nele lecionaram e estudaram muitas das principais personalidades brasileiras nos campos da política, da cultura e da ciência. Invadido e parcialmente destruído em outubro de 1968, foi palco de uma das importantes batalhas pela democracia da história recente do país. Em seguida, a faculdade foi transferida para o campus da Cidade Universitária, e os prédios destinados a outro uso pelo Governo do Estado. Em 1985, o edifício principal foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) por sua importância histórica.

Devolvido à USP, o edifício principal foi reaberto em 1993 como Centro Universitário Maria Antonia, com o intuito de criar um pólo de discussão e de novas experiências no campo da cultura, da arte e dos direitos humanos. Dessa forma, a USP voltou a exercer um papel ativo no centro da cidade, do qual tinha sido expulsa nos anos mais negros da ditadura militar. Atualmente, o segundo dos edifícios está em obras de reforma e restauro, com projeto arquitetônico premiado, o que possibilitará a ampliação do Maria Antonia e a melhora do acesso da população às suas atividades.

Para acessar Centro Universitário Maria Antonia clique aqui

Diretora: Sylvia Maria Caiuby Novaes

Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA)
R. Maria Antonia, 258 e 294 | Vila Buarque | 01222-010 | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3123-5201 | mariantonia@usp.br | www.usp.br/mariantonia