Projetos

70 ANOS DA FEA

A FEA/USP convida para o Ciclo de Conferências Repensar o Brasil, que marca o 70º aniversário da Faculdade, centrado no debate dos grandes temas deste momento decisivo da vida nacional.

Como vêm sendo preparados, na FEA, os recursos humanos a serem demandados por uma nova governança no mundo corporativo e nas esferas da gestão pública? Quais são os principais desafios e prioridades para os próximos cinco anos?

Estas duas perguntas orientam a programação das Conferências que apresentarão a contribuição e a expertise acumuladas na FEA/USP propondo uma reflexão sobre os rumos e necessidades  do desenvolvimento da nação brasileira.

Os interessados em obter o certificado do Curso de Difusão intitulado Ciclo de Conferência Repensar o Brasil devem preencher o formulário de inscrição no link abaixo.

Link para inscrição:  https://goo.gl/B2HRWW

Semana de Arte na FEA

A Semana de Arte e Cultura, anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da Universidade. Tal conquista deve-se não só à Resolução 4366 do Conselho de Cultura e Extensão, que a instituiu em 1997, mas também ao caráter espontaneamente aglutinador de suas ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP.

Ela cumpre o seu papel integrador para com a sociedade, realizando atividades programadas pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP. Aflora o potencial cultural de nossos professores, alunos e funcionários com tal vigor que unidades tidas como essencialmente técnicas exibem exposições artísticas e fotográficas, grupos corais, grupos teatrais, orquestras, shows musicais e dança. Nesse ambiente rico, não é raro vocações e talentos serem revelados em meio a unidades e órgãos dedicados essencialmente à cultura. A sociedade, ao prestigiar esses eventos, também é plenamente beneficiada – não só pela diversidade e qualidade das atividades, mas também por sua gratuidade.

A Semana de Arte da FEA foi realizada nos dias 21 a 25 de setembro de 2015.

Ganhadores na Categoria "FEA NO TEMPO"

1º LUGAR: NATHÁLIA CASTANHO - FOTO "LUCIANO GUALBERTO 908"

2º LUGAR: VALTER DE OLIVEIRA LIMA - FOTO "COLUNA DO CONHECIMENTO"

3º LUGAR: ALINE AYUMI TAKARA - FOTO "ATIVO E PASSIVO"

Ganhadores na categoria "EDUCAÇÃO É ARTE"

1º LUGAR: PROF. ALVAIR SILVEIRA TORRES JÚNIOR - FOTO "RAIZ"

2º LUGAR: FELIPE ARAÚJO DE MENEZES NETO - FOTO "STREET"

3º LUGAR: GABRIELA TANCREDI - FOTO "ALUNO ASSÍDUO"

Semana de Arte na FEA 2016

Este ano será feita uma apresentação do grupo de capoeira "Projete Liberdade Capoeira" no dia 05/10/2016 (quarta-feira) às 18:45 hs na rampa do FEA-1. A apresentação terá musicalidade com som do berimbau, atabaque e pandeiro, assim como uma demonstração de maculelê e samba de roda.

Econoteen

O Projeto ECONOTEEN é uma iniciativa do Departamento de Economia da FEAUSP que tem buscado, ao longo dos anos, criar canais de comunicação com a sociedade, visando superar os muros da Universidade e diminuir a distância entre o ensino de economia e as pessoas que a constroem e a vivenciam.

Mais especificamente, seu objetivo é apresentar o pensamento econômico aos alunos do Ensino Médio, estimular o estudante a pensar sobre os problemas de natureza econômica, colocá-lo em contato com os assuntos abordados pelos economistas, dar-lhe informações sobre a graduação em Economia e mostrar a esse estudante os caminhos que o profissional da área pode seguir.

Link: http://www.econoteen.fea.usp.br/

 

Nossa História

O Projeto “Nossa História” é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade que tem como objetivo sensibilizar os alunos da Escola Pública sobre papel de nossa história.

Ao propiciar a oportunidade de conhecer um dos muitos patrimônios históricos pertencentes à Universidade de São Paulo, dentre eles o Monumento Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos localizado na cidade de Santos, construímos uma nova estratégia de ensino, aproximando os alunos da história do Brasil por meio de objetos e espaços concretos.

Para a realização do projeto contamos com a colaboração de professores e alunos do Departamento de Economia da FEAUSP cujos principais temas de pesquisa são economia e demografia da escravidão, tráfico interno de cativos, família escrava, estrutura da posse de cativos, história do movimento operário brasileiro, historiografia econômica do Brasil. 

Este projeto está recebendo apoio da Fundação Instituito de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Serviço de Orientação Financeira (SOF)

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) abre para o público seu Serviço de Orientação Financeira (SOF), até então restrito a funcionários da instituição. A partir de agora, qualquer pessoa poderá receber gratuitamente orientação de como administrar suas finanças pessoais e solver dívidas. O atendimento, feito na própria Faculdade, precisa ser agendado com antecedência pelo telefone (11) 3091-5929. O SOF é mais uma ação de extensão universitária da USP. O atendimento é feito por uma equipe de orientadores financeiros, entre eles graduados em Economia e estagiários supervisionados por professores da área.

Este projeto está recebendo apoio da Fundação Instituito de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Serviço de Orientação Financeira (SOF): 3091-5929

sof@usp.br