Qualidade de Vida, Nutrição e Finanças Domésticas: sensibilização da família para promoção da saúde infanto-juvenil, em Indaiatuba

Data:
01/06/2012 até 30/05/2014
Tipo:
Tipo 1
Tipo de bolsa:
Resumo:

O objetivo do projeto é sensibilizar famílias, mestres e educadores, da cidade de Indaiatuba, para a importância da promoção da saúde infanto-juvenil.
Pesquisa realizada em 2010, com crianças da rede municipal de Indaiatuba identificou elevada prevalência de excesso de peso (cerca de 28%). Considerando os estudos desenvolvidos no PRONUT - Programa de Pós-graduação Interunidades/USP, sobre os determinantes sócio-econômicos e familiares da nutrição, entende-se que melhorar o nível de informação e fomentar uma discussão junto a pais e mestres acerca desses fatores e ações que promovam a saúde da família e, em particular, das crianças e adolescentes é de relevância social.
Por outro lado, a Secretaria de Esportes da cidade de Indaiatuba vem desenvolvendo desde os anos 1990, programas de iniciação esportiva e de treinamento voltados para a população, tendo por pressuposto a atividade física e o esporte como ferramentas de educação e de inserção social. Para um universo de 60 mil crianças, o PRIA - Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento vem oferecendo aulas em várias modalidades esportivas para cerca de 5% desse universo. Neste ano, a Secretaria pretende iniciar um processo de ampliação da cobertura desse Programa buscando associar a importância da atividade física a uma alimentação balanceada, aumentando a adesão e reduzindo o nível de evasão.
Nesse contexto, o grupo PRINUTHA (Projeto Integrado em Nutrição Humana Aplicada/CNPq) propõe-se a dar palestras de sensibilização para pais e educadores e informar o IMC e percentual de gordura dos participantes contribuindo assim para ampliar a compreensão sobre a importância da atividade física, da alimentação saudável, de um contexto familiar harmonioso e de um equilíbrio das finanças domésticas, para a promoção da saúde e de qualidade de vida da família e das crianças e adolescentes.
Resultados esperados / Indicadores de acompanhamento:
As atividades do PRINUTHA em Indaiatuba pretendem sensibilizar famílias sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, equilíbrio do relacionamento familiar e do orçamento doméstico contribuindo para que a Secretaria de esportes amplie a cobertura de seus programas e para que pais e mestres aumentem o cuidado para com o estado nutricional, e a qualidade de vida e bem-estar individual e de suas crianças e adolescentes.
Indicadores:
a. Quantidade de palestras ministradas;
b. Quantidade de pessoas participantes, segundo características demográficas, socioeconômicas e ocupacionais;
c. Quantidade de pessoas com o estado nutricional avaliado (IMC e percentual de gordura);
d. Quantidade de apostilas distribuídas.

Alunos:
José Paulo Bueno de Souza