Projeto Nossa História no VI Encontro de Pós-Graduação em História Econômica

Tipo 1
Tipo de bolsa:
Resumo:

Como parte de aproximar os alunos do Projeto Nossa História à Universidade de São Paulo, propomos que estes tenham a oportunidade de participar do evento IV Conferência Internacional de História Econômica & VI Encontro de Pós-Graduação em História Econômica a ser realizado entre os dias 9 e 11 de outubro de 2012, na FEA/USP e FFLCH/USP. Este evento tem por objetivo dar continuidade aos Encontros de Pós-Graduação promovidos pela Associação Brasileira de História Econômica - ABPHE desde 2002. Além de proporcionar espaço privilegiado para apresentações e discussões de temas na fronteira do conhecimento na área de história econômica, contará com Conferências Internacionais e Mesas Redondas que certamente serão bastante proveitosas para inserir os alunos às atividades da USP. O Projeto Nossa História é uma idealização da Comissão de Pesquisa, Cultura e Extensão da FEA/USP, cujo objetivo é aproximar os alunos do Ensino Médio à história do Brasil. Em seu formato original, anualmente uma turma de 60 alunos de escola pública é selecionada por critérios meritocráticos para participar de um trabalho de campo nas ruínas do Engenho dos Erasmus - órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Nesta visita ao Engenho, os alunos além de uma visita monitorada pelos educadores locais, também têm a oportunidade de discutir o tema junto aos professores de história econômica da FEA. Neste ano de 2012, para aprofundar as atividades de visitação e o envolvimento da USP na formação dos alunos no Ensino Médio, o projeto deverá prepará-los para o trabalho de campo, com um planejamento a ser realizado pelos professores da escola escolhida com os professores da Faculdade de Economia. Neste sentido, deveremos auxiliar na construção dos temas das aulas, a fim de inserir a turma envolvida no projeto na realidade do ensino e pesquisa acadêmica. Assim, o projeto de fomente submetido pede apoio para a participação dos alunos como para a realização do evento.

Alunos:
Gian Carlo Maciel Guimaraes Hespanhol Guilherme Branco Gomes