Negócios sustentáveis na América Latina

Data: 
10/03/2015 até 10/12/2015
Tipo: 
Tipo 1
Resumo: 

Esta proposta insere-se no Programa de Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável, eixo de disseminação de conhecimento do CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, núcleo de pesquisa do Departamento de Administração da FEA-USP. O CEATS integra a rede Social Enterprise Knowledge Network (SEKN), estruturada pela Harvard, em 2001, composta por nove universidades ibero-americanas de referência. O SEKN foi criado com a missão de fortalecer a pesquisa, o ensino e a prática de gestão de empreendimentos sociais e já realizou diversos ciclos de pesquisa, resultando na publicação de quatro livros e elaboração de mais de 110 casos de ensino. 
Em 2015, o SEKN adotou "negócios sustentáveis na América Latina" como foco para elaboração de casos de ensino. São negócios voltados ao mercado, que apresentam rentabilidade e crescimento, mas que tenham a sustentabilidade como uma das características centrais de seu modelo de negócios. Os casos serão analisados pela lente do modelo de negócio sustentável e a integração da sustentabilidade nos processos de criação de valor, operações e gestão da cadeia de valor e serão disponibilizados para cursos. 
O projeto completo está estruturado em cinco anos, sendo que essa proposta engloba a participação na primeira fase:
1. Elaboração dos casos analíticos, incluindo reunião presencial, a ser realizada em maio, em Bogotá, para a compartilhamento dos casos. Além disso, será realizado um painel sobre "negócios sustentáveis", durante a Global Cleaner Production and Sustainable Consumption Conference em novembro, em Barcelona.
2. Desenvolvimento de currículo e conversão dos casos analíticos em casos de ensino.
3. Pilotos nas universidades participantes
4. Disseminação dos casos

Departamento: