Certificações Sustentáveis: um debate sobre desafios e oportunidades para fortalecer seu impacto

Data: 
03/02/2014 até 30/09/2014
Professores: 
Kavita Miadaira Hamza
Resumo: 

Vivemos hoje numa sociedade de consumo exacerbado, em que muito tem se falado sobre a importância de consumirmos de uma maneira diferente, mais consciente e responsável, a fim de preservar o futuro das próximas gerações. Neste contexto, as certificações sustentáveis podem desempenhar um papel importante para auxiliar os consumidores a fazerem melhores escolhas, sendo esta uma possível solução para o problema da falta de informação sobre o impacto causado pelos produtos e/ou serviços que consomem. 
Mas, de maneira geral, o nível de conhecimento e utilização dos selos de certificação sustentáveis por parte dos consumidores ainda é muito baixo, seja por falta de conhecimento dos mesmos, seja por excesso/diversidade de informações encontradas nas embalagens e no ponto de venda. 
O objetivo principal deste Encontro é, então, gerar uma reflexão de como as empresas responsáveis pelos selos de certificação sustentáveis poderiam fortalecer o seu impacto. A proposta é realizar um encontro da sociedade com os principais certificadores brasileiros, para um debate sobre o desafio de buscar relevância e atenção dos consumidores para as certificações no mundo atual, utilizando-se de estratégias de comunicação e marketing. Acredita-se que, a partir do momento em que os consumidores comecem a "premiar" as empresas que demonstrem maior responsabilidade socioambiental, uma "revolução sustentável" poderá acontecer no mundo dos negócios.
Dada a importância e abrangência do assunto, existe a possibilidade de transformar este Encontro num evento anual, agregando cada vez mais atores envolvidos neste tema, como varejistas, ONGs, designers, empresas, entre outros. 
Já em 2014, o evento fará parte da Virada Sustentável, promovida pela Prefeitura de São Paulo.

Departamento: