Bandeira Científica FEA 2013

Data: 
12/08/2013 até 01/04/2014
Tipo: 
Tipo 1
Resumo: 

A Bandeira Científica é um projeto de extensão multidiscilplinar, no qual a FEA teve entrada em 2010. Os objetivos gerais do projeto são colaborar com a construção de melhores condições de saúde nas regiões assistidas; buscar continuidade das ações do projeto junto ao governo, instituições e universidades locais; e incitar o senso crítico dos profissionais em formação acerca da realidade social e econômica brasileira. Nesse contexto, os objetivos da FEA dentro da Bandeira Científica são (1) contribuir com a melhora das condições socioeconômicas da região e (2) auxiliar na gestão interna do Projeto. Quanto ao primeiro objetivo, trabalhamos em parceria com os gestores públicos dos municípios assistido, buscando diagnosticar eventuais problemas na gestão pública da saúde, ajudando-os a encontrar uma solução. Essa frente de atuação passou a ser a principal frente no projeto da FEA em função da percepção de que há demanda por parte dos municípios assistidos e pelo fato de ser uma forma de ter impacto de longo prazo na região. Não obstante, continuaremos buscamos maior interdisciplinaridade no grupo com outras áreas, por meio do desenvolvimento de atividades conjuntas, que promovam a transformação socioeconômica das regiões. 
Quanto ao auxílio à gestão interna a FEA conduz a avaliação de impacto do projeto, que consiste na avaliação do impacto gerado por todo o projeto, analisando como este afeta a região assistida e o aluno participante do Projeto. Para tanto, avaliamos (1) cada ação passível de análise, ou seja, que possua objetividade e critérios suficientes para ser mensurada de maneira quantitativa, e como a BC (2) influi os seus participantes. 
Embora a Bandeira Científica faça sua expedição em dezembro, o grupo da FEA optou por iniciar o trabalho em setembro, para assim poder fazer o diagnósticos com antecedência para em dezembro entregar os projetos para o município. Dessa forma, realizaremos 2 pré visitas que acontecerão em setembro e outubro.

Departamento: