História


A Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP (FEA) foi criada em 1946 com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA). Os dois cursos iniciais da Faculdade eram o de Ciências Econômicas e o de Ciências Contábeis e Atuariais.

Uma reforma estrutural interna, em 1964, reorganizou a Faculdade em cinco graduações distintas: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Administração de Empresas e Administração Pública. Em 1969, a Reforma Estrutural da USP muda o nome de FCEA para Faculdade de Economia e Administração (FEA) e surge a divisão dos departamentos em Economia, Administração e Contabilidade.

A FEA-USP muda-se para seu atual endereço, a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (CUASO), na capital paulista, em 1970. Antes, a Faculdade se localizava na Rua Doutor Vila Nova, na Vila Buarque, também em São Paulo.

Em 1990, a FEA é nomeada oficialmente Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. No mesmo ano, é criada a empresa júnior da Faculdade, a Júnior FEA, atualmente nomeada FEA júnior USP.

Dois anos depois, a extensão da FEAUSP na cidade de Ribeirão Preto é fundada, oferecendo os cursos de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade. Inicialmente subordinada à direção da FEA da capital, a unidade interiorana adquiriu autonomia administrativa em 2002.

A FEAUSP conta com diversos órgãos de relevância na representação discente, pesquisa e extensão acadêmica: o Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC), fundado em 1956; a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 1973; a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), em 1974; a Fundação Instituto de Administração (FIA), em 1980; a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), em 1986; e o Cursinho da FEA, em 2000.

Atualmente, são quatro os cursos de graduação da FEAUSP: Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Atuária, sendo que o último é cursado somente no período noturno, e os outros, nos períodos diurno e noturno. A Faculdade também oferece os cursos de pós-graduação em Economia, implantado em 1966, Administração e Ciências Contábeis, ambos fundados em 1970.

O prédio da FEAUSP abriga, além de seus cursos, a graduação interunidades de Relações Internacionais, por cuja formação são responsáveis a própria FEA, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), a Faculdade de Direito (FD) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI).

Links

FIPE 
FIPECAFI 
FIA 
FEARP