ALFA-USP


O ALFA-USP é um programa de extensão universitária criado em 2001 pelos alunos da FEA. O programa visa contribuir na luta contra causas e conseqüências da pobreza e, para tanto, oferece salas de educação abertas e gratuitas para jovens e adultos, que vão desde a alfabetização até o conteúdo da quarta série do ensino fundamental.

Baseada nos métodos do educador Paulo Freire, o ALFA-USP tem como sua base a educação mútua. Não apenas estudantes obtêm experiência pedagógica e trabalhadores conhecimentos de base, mas ambos trocam conhecimento para que haja compreensão de suas realidades. Os universitários entram com seu conhecimento formal e sua vontade de mobilização, e os trabalhadores com sua vasta bagagem de experiências. Esta troca de conhecimento é o objetivo do programa, cuja missão é “educar, integrando pessoas de realidades distintas, para nos tornamos, juntos, sujeitos nossa história.”

O projeto que nasceu com apoio do Centro Acadêmico Visconde de Cairu, que é até hoje sua principal fonte de recursos financeiros, busca estabelecer um diálogo entre a universidade e o restante da sociedade para buscar um crescimento comum.

Qualquer pessoa pode ser um membro da ALFA-USP e ajudar no seu trabalho. A atuação pode ocorrer em três áreas: membros administrativos, alfabetizadores e estudantes. Os primeiros não trabalham diretamente com as salas de aula, mas fazem o projeto funcionar, cuidando das finanças, da gestão, da comunicação, dos recursos humanos e pedagógicos. Os alfabetizadores passam por educação pedagógica quinzenal e a assessoria de um grupo que o supervisiona, para que possam dar aulas que atinjam os objetivos do programa. E os alunos precisam ter apenas mais de 15 anos, para freqüentar as salas e fazer parte do programa.

Para participar, basta entrar em contato, no prédio FEA 5, 2º andar, sala 208, ou pelo telefone 3091-5752 ou pelo e-mail: coordenacao@alfausp.org.br