Linhas de Pesquisa


O curso de pós-graduação em Administração da FEA-USP possui 8 linhas de pesquisa, com os seguintes objetivos:

Estratégias e Organizações
Acompanha, desenvolve e consolida modelos de estudos de estratégias corporativas, Planejamento Estratégico e as diferentes dimensões do contexto organizacional que favorecem a sistematização de seu processo de evolução.

Inovação e Gestão Tecnológica
Estuda a Gestão da Inovação Tecnológica e da Informação, e pesquisa e desenvolve conceitos e modelos gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, centros de tecnologia cativos e organizações afins.

Gestão de Pessoas
Estuda as práticas recentes e tradicionais adotadas na gestão de pessoas, em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, plano de carreira, plano de remuneração, gestão por competências, gestão da cultura e do clima organizacional e Ensino a Distância (EAD).

Finanças
Estuda modelos de Finanças contemporâneos e suas aplicações em Avaliação de Empresas, Investimentos, Financiamentos, Administração do Fluxo de Caixa e Orçamento Empresarial.

Marketing
Estuda as relações de marketing com as estratégias das organizações, com base nas teorias que dão suporte ao marketing estratégico. Focaliza as relações de distribuição, comportamento do consumidor e suas diferentes aplicações.

Economia das Organizações
Estuda a Política dos Negócios e Economia de Empresas e abrange as pesquisas no campo da Economia das Organizações, mantendo interfaces com as atividades de agronegócios e de estudos do varejo, que de certa forma desmembraram-se da mesma área.

Internacionalização de Empresas
Tem foco nas empresas brasileiras que estão se internacionalizando. Este é um processo recente e os referenciais teóricos elaborados a partir da experiência de empresas de paises desenvolvidos têm se mostrado pouco apropriados a realidade brasileira.

Responsabilidade Socioambiental
Estuda a gestão de organizações, responsabilidade social e empreendedorismo no Terceiro Setor. voluntariado, parcerias e franchising; e gestão socioambiental e seus impactos sobre o meio físico e desdobramentos sociais.