Estrutura Curricular


Documento sem título

Conheça a grade curricular:
Estrutura Curricular 2014 Diurno
Estrutura Curricular 2014 Noturno
O curso de bacharelado em Administração é oferecido pelo Departamento de Administração da FEA-USP.

A duração ideal do curso é de 8 semestres no período matutino e 10, no noturno, e a máxima é de 14 semestres no matutino e 18, no noturno. São oferecidas 100 vagas no período diurno e 110 no período noturno.

O currículo do curso de Administração está alinhado com as tendências que se projetam para o sistema de formação superior de administradores na atualidade, que apontam para duas direções principais: internacionalização e flexibilização dos cursos e currículos.

Para atingir esses objetivos, o curso visa à construção de um determinado perfil de administrador, que conta com as seguintes qualidades:
- Visão global do meio social, político, econômico e cultural;
- Formação humanística;
- Formação técnica para análises financeiras das organizações;
- Competência para análise de mercados;
- Formação técnica e científica para atuar em organizações;
- Competência para analisar criticamente os negócios das organizações;
- Competência gerencial;
- Competência comportamental.


A fim de desenvolver essas qualidades, o curso de Administração da FEA-USP está estruturado em:
- Disciplinas de formação básica: Contabilidade, Direito, Economia, Estatística, Filosofia, Informática aplicada à administração, Legislação tributária, Pesquisa operacional, Psicologia, Sociologia e Tópicos especiais em matemática.
- Disciplinas de formação profissional: Teorias da administração geral, Administração de recursos humanos, Administração financeira e orçamentária, Administração mercadológica, Administração de produção e operações, Administração de Sistemas de Informação e Política de negócios e economia de empresas.

Para obter o título de bacharel em Administração de Empresas, o aluno precisa concluir 146 créditos de disciplinas obrigatórias, 14 créditos de optativas livres e 10 créditos de optativas eletivas. Os créditos estão distribuídos em disciplinas das 7 áreas do curso (Administração Geral, Finanças, Marketing, Métodos Quantitativos e Informática, Economia das Organizações, Operações e Gestão de Pessoas em Organizações), além do estágio supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).