Departamento de Economia


Mais informações para alunos de graduação e pós-graduação, professores, candidatos e demais interessados:
Site do Departamento de Economia


O Departamento de Economia da USP possui atualmente cerca de mil alunos graduandos e pós-graduandos, que desfrutam o privilégio de ter à disposição uma infra-estrutura universitária completa. Eles formam o corpo discente altamente qualificado, fruto do vigor do vestibular da FUVEST.

Outra vantagem é o corpo docente do mais alto nível: mais de 70 professores-doutores, boa parte com formação acadêmica no exterior, se disponibilizam para o aperfeiçoamento do aprendizado e expansão do conhecimento dentro da faculdade.

Como conseqüência do excelente nível tanto do corpo docente como discente, o curso de Economia é sempre bem-avaliado por publicações especializadas e a pós-graduação do Departamento recebeu nota 6 (a nota máxima é 7) na avaliação trienal da CAPES.

Não é à toa que todos os anos a relação do número de candidatos por vagas oferecidas no vestibular para o curso de economia só cresce. A tradição do Departamento atrai aspirantes a alunos não só no Brasil, mas no mundo todo.

Sua missão é desenvolver o conhecimento na área de Economia e formar cidadãos capazes de pensar os problemas econômicos de maneira integral e de atuar como profissionais éticos. Por isso, o atual currículo do curso de economia busca proporcionar aos futuros profissionais uma formação que entenda as ciências econômicas como parte das relações entre seres humanos e grupos sociais. Já a pós-graduação é vista como forma de dar base a economistas que participarão das discussões e pesquisas, promovendo o desenvolvimento do país.

A pluralidade de opiniões, característica principal e diferencial do Departamento de Economia da USP, faz com que suas portas estejam sempre abertas a intercambistas e visitantes de todas as partes do planeta.

Não importa a origem, a ideologia ou convicções culturais; o importante é promover o debate de idéias, que só tem a acrescentar na vivência de cada membro da Faculdade.

Chefe do Departamento de Economia

Prof. Dr. Joaquim José Martins Guilhoto

Coordenadora de Graduação
Profª. Drª. Vera Lúcia Fava

Coordenador da Pós-Graduação
Prof. Márcio Issao Nakane