Trancamento Total de Matrícula

Entende-se por trancamento total de matrícula a interrupção total das atividades escolares em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado.

Só será autorizado o trancamento total de matrícula ao aluno que tenha obtido, pelo menos, vinte e quatro (24) créditos-aula em seu currículo, salvo casos excepcionais que serão analisados pela Comissão de Graduação.

O aluno deverá requerer o trancamento em formulário próprio fornecido pela Seção de Alunos, podendo fazê-lo em qualquer época do ano, justificando sua solicitação.

Caso o trancamento seja solicitado durante o transcurso das aulas o aluno não poderá estar reprovado por frequência em disciplinas cuja soma dos créditos ultrapasse vinte e cinco por cento (25%) do total de créditos em que estiver matriculado. Ex.: o aluno que está matriculado em 24 créditos só poderá estar reprovado por frequência em disciplinas cuja soma totalize 6 créditos.

Para aqueles alunos que estão matriculados, mas não estão frequentando as aulas regularmente, se o pedido de Trancamento Total for feito até a 4ª semana de aula, o Trancamento será autorizado automaticamente, sem a necessidade de avaliação de frequência.

Caso o aluno não tenha feito matrícula no período estipulado no Calendário USP e, consequentemente, não esteja frequentando as aulas regularmente, este poderá realizar o pedido de Trancamento Total até a 4ª semana de aula do semestre, sendo, neste caso, o Trancamento autorizado automaticamente.

O trancamento será concedido por um prazo de até dois anos, sem necessidade de justificativa. Após este período, caso queira solicitar prorrogação do trancamento, o aluno deverá justificar e comprovar a necessidade do pedido perante a Comissão de Graduação, que analisará e emitirá um parecer sobre o caso.

Para obter o formulário clique aqui.