Grupos de Pesquisa Contabilidade

Estudos e pesquisas sobre sistemas de informação e de gestão de custos para a competitividade: Gestão Estratégica de Custos.
Estudo de modelos organizacionais de controladoria envolvendo a caracterização de missão, filosofia de atuação, atividades e instrumentos dessa área. Desenvolvimento de metodologias para concepção de sistemas de informações gerenciais voltados à mensuração econômica de resultados e desempenhos das atividades empresariais.
O grupo realiza estudos na área de controladoria e gestão tributária, envolvendo temas como: planejamento tributário; mensuração da carga tributária de empresas e setores; custos explícitos, implícitos e de conformidade tributária; efeitos dos tributos sobre preços, custos e resultados; incentivos fiscais; guerra fiscal; substituição tributária; risco tributário; efeitos das mudanças da legislação
Integração com a linha de pesquisa do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP: PESQUISA E ENSINO DA CONTABILIDADE. Ambiente para desenvolvimento de pesquisas de graduação e pós-graduação com a geração de trabalhos, artigos e soluções aplicadas relativas as tecnologias educacionais e suas aplicações no ensino de contabilidade.
Estudar temas de pesquisa em Finanças que estejam alinhados aos interesses dos membros do grupo, manter os pesquisadores atualizados quanto às publicações mais recentes nos periódicos de primeira linha, conduzir projetos de pesquisa, e desenvolvimento de parcerias para pesquisas em coautoria.
Publicação de diversos artigos que utilizam modelos multivariados aplicados às áreas das ciências sociais em congressos e revistas nacionais e internacionais. Confecção de trabalhos de conclusão de curso de graduação que utilizam técnicas estatísticas multivariadas. Elaboração de dissertações e mestrado e teses de doutorado que utilizam técnicas multivariadas voltadas à tomada de decisão.
Este grupo de pesquisas apoia-se na Contabilidade como método milenar para registrar o meio ambiente como uma nova entidade distinta das pessoas jurídicas, das pessoas físicas e dos governos e envida esforços para mensurar e avaliar os serviços socioambientais e as externalidades.
A presença feminina na academia no Brasil é pequena e o tema de pesquisa tem sido relativamente pouco explorado.
O projeto de pesquisa tem por objetivo discutir inovação, verificar se e como ela ocorre dentro do processo de gestão das empresas brasileiras de médio e grande portes. O construto teórico escolhido foi o de Simons (1995), a partir das alavancas de controle, que permite uma abordagem particularmente ampla do modelo de gestão e seus artefatos.
Os Grupos de Pesquisa do TECSI reúnem pesquisadores, consultores e empresários na discussão de assuntos específicos, buscando maior conhecimento, soluções para problemas e agregando valor. Este grupo tem como objetivo discutir questões referentes a Educação e Pesquisa nos níveis de Graduação e Pós Graduação em Contabilidade e Controladoria no Brasil e no Mundo.