Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE)

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação, matriculados na Universidade de São Paulo, em programas de mestrado ou doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

 

  Preparação Pedagógica

Esta etapa assume diferentes formas de acordo com a Comissão do PAE de cada Unidade: poderá ser uma disciplina de pós-graduação oferecendo créditos e voltada para as questões da Universidade e Ensino Superior, um conjunto de conferências condensadas em um tempo menor com especialistas da área de Educação ou um núcleo de atividades (envolvendo preparo de material didático, discussão de currículo, ementas de disciplinas, planejamento de cursos) coordenadas por professores. Independente da forma, deverá ser realizada uma única vez.

** A FEA/USP não oferecerá a Etapa de Preparação Pedagógica no 2º semestre de 2019. Os alunos interessados em participarem do Estágio PAE no 1º semestre de 2020 e que ainda não realizaram a referida Etapa, deverão verificar em outras unidades da USP a possibilidade para cursá-la.

 

Estágio Supervisionado em Docência

A segunda etapa envolve a participação do aluno em seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos. Assim como na organização e participação em plantões para elucidar dúvidas que podem atrapalhá-lo durante a aplicação de uma prova ou exercício.

O estágio tem carga horária de 6h semanais e será desenvolvido exclusivamente em disciplina de graduação. O estagiário poderá receber um auxílio financeiro mensal desde que não tenha nenhum vínculo empregatício com a Universidade São Paulo. Sendo voluntário ou não, essa etapa do programa não constitui um vínculo empregatício com a USP.

Os candidatos selecionados pela Comissão Central do PAE, como Bolsistas, serão comunicados por e-mail, no prazo de cinco dias úteis para informar o número da conta corrente no Banco do Brasil, de sua titularidade. O não cumprimento do prazo implicará em cancelamento da inscrição no Programa PAE.

A etapa de estágio supervisionado não pode ser realizada antes da preparação pedagógica. Seu oferecimento será anual ou semestral.

Para efetuar a inscrição na segunda etapa:

  1. No ato da inscrição deverá inserir no Sistema Janus o Plano de Trabalho apresentado pelo Supervisor da disciplina onde o estágio será realizado;
  2. Apresentar formulário de dados pessoais;
  3. Apresentar declaração de participação na Primeira Etapa, exceto para os alunos que participaram da referida Etapa na FEA/USP.