Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) do Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) oferece os cursos de Mestrado e Doutorado. É o mais antigo programa de pós-graduação em Ciências Contábeis do Brasil. Em 2013, o Programa de Mestrado completou 43 anos de atividade e o Programa de Doutorado, 35 anos. Tem a nota 6 na avaliação trienal da Capes de 2007-2009, maior nota do país, em escala que vai até 7.

Em consonância com o papel de destaque que a Pós-Graduação da USP ocupa, o PPGCC visa a formar pensadores e líderes para os setores público e privado, o terceiro setor e a academia. Os egressos do PPGCC devem ter a capacidade para influir nos rumos do país e melhorar a qualidade de vida da população.

A missão é manter seu pioneirismo, criar e disseminar conhecimento e consolidar sua posição de liderança nas Ciências Contábeis no Brasil e no exterior. O PPGCC deve produzir pesquisas de classe mundial, por meio do trabalho de seus docentes, discentes (particularmente com suas dissertações e teses), egressos ou pela interação dos grupos mencionados com pesquisadores de instituições de renome nacional ou internacional.

Igualmente importantes são as atividades de solidariedade e nucleação (p. ex., Procad/Casadinho e Dinter) com diferentes regiões do Brasil. Essas atividades têm dupla função. A primeira é permitir o aperfeiçoamento de outros programas de pós-graduação do país. A segunda é formar e aprimorar os quadros públicos do ensino e pesquisa de contabilidade, bem como dar as condições para que novos programas de pós-graduação possam florescer e expandir as Ciências Contábeis no Brasil.