PROCAD e CASADINHO

Projetos PROCAD e “Casadinho”

Ações de colaboração mútua entre o nosso Programa e outros programas têm sido buscadas amplamente. O PPGCC mantém com a FURB (Blumenau/SC) um projeto PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) com o objetivo de fomentar projeto de pesquisa conjunta com recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em cada instituição. O ano 2011 foi o terceiro de um total de quatro, tendo havido fluxo de professores da USP para a FURB e vice-versa. Também houve a vinda de seis alunos do Programa da FURB para São Paulo, para um período de um mês, participando de aulas, defesas, palestras e outras atividades, interagindo com os alunos e docentes do PPGCC.

Ainda em 2011 foi apresentada e aprovada proposta intitulada “Estudos Contemporâneos em Contabilidade Gerencial: reflexões e perspectivas na pesquisa contábil para usuários internos” em atendimento à Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 06/2011 para a realização de um Procad/Casadinho entre USP e Universidade Federal do Paraná. A proposta foi aprovada em 14 de dezembro de 2011, tendo o contrato sido assinado em 7 de fevereiro de 2012. Entre os objetivos da proposta de pesquisa, sob coordenação da Profa. Márcia Maria dos Santos Bortolocci, estão: a consolidação do Programa de Mestrado em Contabilidade da UFPR, que teve início em 2005. Na última avaliação da Capes obteve conceito 2, alterado posteriormente, mediante pedido de reconsideração, para 3. O fortalecimento da linha de pesquisa de contabilidade gerencial e, na perspectiva de longo prazo, a possível abertura de nova linha de ensino e pesquisa em Contabilidade são objetivos básicos deste Casadinho. Participarão pelo PPGCC os professores Reinaldo Guerreiro, Fabio Frezatti e Silvia Pereira de Castro Casa Nova.

Desde 2009 o PPGCC/FEA/USP mantém com a FURB (Blumenau/SC) um projeto PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) visando fomentar projeto de pesquisa conjunta com recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis nas duas instituições. A duração prevista do projeto é 4 anos. O projeto PROCAD é uma iniciativa da CAPES com o objetivo de apoiar programas de pós-graduação mais novos por programas mais maduros, que tenham avaliação trienal igual ou superior a 5. As atividades de básicas do projeto são as seguintes:

Deslocamento de docentes da USP para Blumenau para aulas e reuniões com alunos e professores.

Deslocamento de docentes da FURB para São Paulo com o objetivo de acompanhar alunos, realizar reuniões com docentes do Programa e fazer a avaliação e planejamento das etapas seguintes do projeto.

Deslocamento de alunos da FURB para São Paulo. Os discentes puderam assistir às aulas de várias disciplinas (sem direito a créditos). Também foram agendadas reuniões com coordenadores de projetos de pesquisa. Estas visitas geraram a possibilidade de interação, com docentes e discentes e deram origem à artigos conjuntos com autores de ambas as instituições. Por exemplo, em 2011, seis alunos da FURB estiveram por cerca de um mês na USP, onde desenvolveram as atividades relatadas acima.