MINTER e DINTER

Mestrado e Doutorado Interinstitucional 

Minter/Dinter Nacionais e Internacionais são programas da CAPES que visam a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação.

Propostas de Projetos Minter e Dinter devem ser encaminhadas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição de ensino ou pesquisa, ou órgão equivalente, exclusivamente por meio do aplicativo SICAPES (APMinter/Dinter), observado o calendário fixado anualmente pela CAPES para esse fim e submetidas à avaliação da CAPES. A instituição promotora tem, necessariamente, que ser responsável pela proposta do curso a ser ofertado por seu programa de pós-graduação que deverá atender aos requisitos e critérios estabelecidos em edital específico.

Os projetos Minter e Dinter têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa.           

Nova Fronteira       EAC – PPGCC 

O Dinter entre USP e Universidade Estadual de Feira de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Universidade Federal da Bahia na área de Controladoria e Contabilidade teve início em 2012.

O processo seletivo foi realizado no segundo semestre de 2011, nos mesmos moldes do Doutorado regular.

O curso de quatro anos, formará novos doutores às instituições públicas do Estado da Bahia, alterando fortemente o quadro atual, com efeitos positivos no ensino e pesquisa e na formação de novos programas.