Perguntas frequentes

Segue abaixo a relação das dúvidas mais frequentes respondidas pela Profa. Dra. Denise Cyrillo, Coordenadora de Graduação, em 2006.


1) Qual é o objetivo do período de retificação de matrícula?

• De acordo com o artigo 2º da Portaria FEA-40, de 17.11.2005, que vedou a matrícula fora de prazo e regulamentou a retificação, “no período de retificação de matrícula, o aluno somente poderá alterar sua matrícula quando tiver ocorrido choque de horários entre disciplinas, em decorrência de mudanças de horário feitas pelos Departamentos durante ou após o período de matrícula”.
• Nos casos em que o aluno foi reprovado em disciplina pré-requisito, poderá usar a retificação apenas para incluir uma disciplina optativa na janela que tenha se aberto em sua grade horária. 


2) É possível regularização de nota e freqüência ao final do semestre?

• Todo aluno regularmente matriculado na disciplina e que tenha cursado em sua respectiva turma terá sua nota e freqüência registradas no Sistema Júpiter.

3) Qual é o número de créditos da disciplina “X”?

• A Estrutura Curricular, disponível na página do departamento e no Sistema Júpiter, apresenta a carga horária e o número de créditos de cada disciplina obrigatória que o aluno deve cursar, bem como das disciplinas eletivas oferecidas pelo Departamento de Economia e o número de créditos atribuído à disciplina de Estágio Supervisionado.


4) Qual a Estrutura Curricular a que estou subordinado?

• O Departamento de Economia faz revisões anuais em sua Estrutura Curricular (EC). Normalmente, as mudanças são marginais, envolvendo pré-requisitos, carga horária de disciplinas, inclusão de novas disciplinas optativas, exclusão de outras, etc. Para cada aluno, a EC válida é aquela em vigor em seu ano de ingresso acrescida das alterações que venham a ocorrer, desde que estas não impliquem aumento do tempo ideal para conclusão do curso definido pela EC de seu ano de ingresso (Conselho de Graduação, ementa nº1, de 18/02/1999). 

5) Os créditos-trabalho de uma disciplina contam para o cômputo do total de créditos para a minha colação de grau? 

• Sim, para o aluno, tanto os créditos-aula como os créditos-trabalho são somados para determinar o cumprimento do total de créditos exigidos para a colação de grau.


6) É possível substituir uma disciplina em que se pediu matrícula anteriormente?

• Não, a Portaria FEA-40/2005, vedou essa possibilidade.

7) Qual é o prazo para o pedido de trancamento de uma disciplina específica?

• Em geral na metade do semestre. Essa data é informada no Calendário Escolar de cada ano.

8) Quantas disciplinas posso cursar fora do período em que estou matriculado? 

• O Departamento de Economia autoriza a matrícula de duas disciplinas optativas fora do período. Excepcionalmente, uma terceira poderá ser autorizada, desde que exista uma razão relacionada à conclusão do curso. Nesse caso, o aluno deverá entrar com um requerimento contendo a justificativa do pedido. NÃO É PERMITIDO CURSAR DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS FORA DO PERÍODO.

9) Quantos créditos devo cursar para obter o diploma?

• Como o Departamento de Economia realiza revisões anuais de sua Estrutura Curricular, o total de créditos pode ser modificado. Assim, entre na página do Departamento ou no Sistema Júpiter e cheque o total de créditos a ser cursado de acordo com seu ano de ingresso. Para os ingressantes de 2006, as exigências são as seguintes:
 

Disciplinas

Créditos

Obrigatórias84
Eletivas56
Livres28
Monografia16
Total184

 

10) Posso incluir em meu histórico escolar disciplinas cursadas em outras organizações escolares?

• Apenas disciplinas cursadas em Instituições de Ensino Superior, inclusive do exterior, podem ser incluídas em seu histórico escolar. Para tanto, é necessário requerer Aproveitamento de Estudos (AP). Este deve ser acompanhado dos programas oficiais das disciplinas cursadas em outra unidade de ensino, e histórico escolar contendo carga horária e nota final. Dependendo da disciplina, conteúdo programático e carga horária, o AP pode se dar como disciplina obrigatória, eletiva ou livre. De maneira geral, a solicitação é encaminhada a professor da área para dar parecer que pode gerar como resultado: deferimento, indeferimento, ou ainda a solicitação de realização de prova.

11) Posso mudar de turma?

• Não. As disciplinas obrigatórias, de maneira geral, são oferecidas para duas turmas, distribuídas segundo a ordem alfabética do nome dos alunos.

12) Posso cursar uma disciplina que exige pré-requisito, tendo sido reprovado neste?

• Não. Sem o pré-requisito não é possível matricular-se na disciplina, mesmo tendo já cursado o pré-requisito, todavia sem ter obtido aprovação.


13) Como aluno da USP, como posso me matricular em disciplinas do Departamento de Economia como optativas livres?

• O Departamento de Economia disponibiliza no Sistema Júpiter algumas vagas, no diurno, em disciplinas que não exigem pré-requisitos para serem cursadas como optativas livres. São elas: 
i. EAE0106 (4 vagas);
ii. EAE0115 (4 vagas);
iii. EAE0528 (2 vagas);
iv. EAE0309 (2 vagas);
v. EAE0416 (2 vagas);
vi. EAE0538 (2 vagas);
vii. EAE0516 (2 vagas).


14) Como aluno da FEA, Departamento de Administração ou Contabilidade, posso me matricular em disciplinas do EAE, como optativas livres?

• Sim, o Departamento de Economia disponibilizará a partir do segundo semestre de 2006, 2 vagas do diurno nas seguintes disciplinas, desde que o aluno tenha o pré-requisito:
i. EAE0115;
ii. EAE0203 e EAE0205 (os mesmos alunos);
iii. EAE0206 e EAE0308 (os mesmos alunos);


15) Como aluno do IME, posso matricular-me em disciplinas do Departamento de Economia?

• Sim. O Departamento de Economia disponibiliza via Sistema Júpiter, 10 vagas no período diurno vinculadas ao IME, nas seguintes disciplinas:
i. EAE0324;
ii. EAE0325;
iii. EAE0327.


16) Como posso inscrever-me como aluno especial?

• A FEA abre inscrições para aluno especial duas vezes ao ano, nos meses de janeiro (para disciplinas do primeiro semestre) e em junho (para disciplinas do segundo semestre). As disciplinas que possuem vagas para essa categoria de aluno são algumas do primeiro e segundo semestres ideais, e essas vagas são oferecidas para o período diurno. No departamento de Economia essas disciplinas têm sido: Introdução à Economia (EAE0106, duas vagas); Introdução aos Clássicos do pensamento Econômico (EAE0115, duas vagas); e Introdução às Ciências Sociais (EAE0120, 1 vaga). O candidato deve ter o certificado de conclusão do Segundo Grau, é selecionado por ordem de chegada. As datas de inscrição são divulgadas no Calendário Escolar da USP.

 

17) Como aluno de faculdade particular de Economia, posso requerer transferência?

• Essa oportunidade, denominada “transferências externas” pode ocorrer se após os trâmites das transferências internas à FEA e à USP ainda restar alguma vaga remanescente. Entretanto, há vários anos não têm ocorrido vagas remanescentes.


18) Como aluno graduado de nível superior, posso requerer matrícula na FEA?

• Essa possibilidade existiria se ocorressem vagas remanescentes após às transferências externas. Contudo, conforme exposto na questão anterior, não têm surgido vagas remanescentes.