Histórico

O Decreto-Lei nº 15.601, de 26 de janeiro de 1946 instalou a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo tendo como finalidade: 1) o ensino, em grau superior, de Economia e Administração; 2) a realização de estudos e pesquisas relativas a esses ramos de conhecimento científico e técnico.

A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas foi autorizada, inicialmente, a manter dois cursos: 1) Curso de Ciências Econômicas e 2) Ciências Contábeis e Ciências Atuariais.

O curso de Ciências Contábeis e Atuariais foi estruturado em quatro séries. Na primeira série eram ministradas as seguintes disciplinas: Análise matemática; Estatística geral e aplicada; Contabilidade geral; Ciências da administração I e Economia política. Na segunda série: Matemática financeira; Ciências das finanças; Estatística matemática e demográfica; Organização e contabilidade industrial e agrícola; Instituições de direito público e Ciências da administração II. Na terceira série: Matemática atuarial; Organização e contabilidade bancária; Finanças das empresas; Técnica comercial e Instituições de direito civil e comercial. E, na quarta série: Organização e contabilidade de seguros; Contabilidade pública; Revisões e perícias contábeis; Instituições de direito social (inclusive legislação trabalhista); Legislação tributária e Prática de processo civil, comercial e fiscal.

O Artigo 8º do referido Decreto-Lei trata da titulação dos alunos que concluíssem o curso de Ciências Contábeis e Atuariais “aos que concluírem o curso de Ciências Contábeis e Atuariais, o grau de bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais.” O parágrafo único do artigo 8º definia os requisitos para obtenção do título de doutor “o título de doutor será conferido ao candidato que, dois anos pelo menos depois de graduado, defender tese original de excepcional valor.”

A Portaria GR. nº 8, de 17 de janeiro de 1964, da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas dispõe sobre o regime escolar da FEA/USP desmembra o curso de Ciências Contábeis e Atuariais em dois cursos distintos: Curso de Ciências Contábeis e de Curso de Ciências Atuariais. Durante os anos de 1993 a 2005 ficou com suas atividades paralisadas, tendo reiniciado sua oferta em 2006.