Bacharelado em Atuária

O Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP engloba os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Atuária (criado em 2005), além do mestrado e doutorado em Ciências Contábeis, atendendo a um total que chega a mais de mil alunos.

O corpo docente é único, formado completamente por professores doutores com experiência nas áreas que ensinam e compromisso com a universidade. Todos têm grande inserção na sociedade brasileira, muitos deles com renome por grandes trabalhos, além da inserção de boa parte dos docentes internacionalmente, seja como professores, profissionais ou pesquisadores.

As aulas do departamento são ministradas com o objetivo de formar alunos com visão prática, capazes de aplicar a teoria do que aprendem a problemas reais e buscar soluções viáveis. Além disso, uma grande preocupação social é gerada no departamento, de forma que os estudantes possam atuar positivamente na sociedade, seja por meio de projetos de extensão ou mesmo através de seus trabalhos.

O departamento de Contabilidade e Atuária foi pioneiro na pós-graduação em ciências contábeis, tendo criado tanto o primeiro mestrado quanto o primeiro doutorado na área. Não só pioneiros, estes cursos têm a melhor avaliação na CAPES, dentre as pós-graduações em contabilidade.

Outro ponto único do departamento é a estreita ligação entre a graduação e pós, através da pesquisa. Tanto os graduandos, quanto mestrandos e doutorandos, se envolvem em projetos de pesquisa, divididos em quatro linhas:

  • Controladoria e contabilidade
  • Mercados
  • Usuário externo
  • Pesquisa e educação em contabilidade