Contabilidade da FEA obtém certificação internacional

Por Cacilda Luna

O curso de graduação em Contabilidade da FEAUSP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP) foi reconhecido pela ACCA (Association of Chartered Certified Accountants), uma das mais respeitadas associações contábeis internacionais, com sede no Reino Unido. A certificação internacional possibilitará que, ao concluir o curso, o aluno da FEA poderá tornar-se um membro da ACCA, o que facilitará sua inserção profissional no mercado externo.

A FEA é a primeira escola de graduação a obter a certificação no Brasil. Segundo o professor Bruno Meirelles Salotti, coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, para realizar o processo de candidatura a membro do ACCA, o aluno da FEA terá uma economia financeira, além de atingir esse objetivo mais rapidamente. “Das 13 provas que um candidato tem que realizar, ele já elimina 7. Assim, ele precisa se preparar para 6 provas, sendo que 4 delas são para obter experiência profissional. Ou seja, na prática, o aluno realiza apenas 2 provas nesse momento e já obtém o título de Advanced Diploma in Accounting and Business”,  disse Salotti.

Os impactos desse reconhecimento do curso de Contabilidade para os alunos da FEA e seus benefícios foram divulgados em um evento no dia 30 de novembro passado, na Sala da Congregação, coordenado pelo chefe do departamento de Contabilidade, Ariovaldo dos Santos, e pelos professores Renê Coppe Pimentel e Bruno Meirelles Salotti.

Presente no evento, a diretora executiva da ACCA, Rani Majeed, disse que a entidade possui mais de 198 mil membros qualificados e 486 mil estudantes em todo o mundo. Ela ressaltou que o corpo de profissionais é o mais avançado do mundo e que seu papel é contribuir para o crescimento econômico dos países e para a prosperidade dos povos. O trabalho da entidade concentra-se na construção da profissão, tendo como meta tornar a sociedade mais justa e transparente.

Gráfico_ACCAAntes da apresentação de Rani Majeed, a diretora de mercados emergentes da ACCA, Lucia Real-Martin, mostrou os principais resultados de uma pesquisa global realizada com jovens de 150 países sobre a nova geração de profissionais em contabilidade e finanças, ou seja, como eles enxergam o futuro profissional e como avaliam o contexto global de suas carreiras. Foram ouvidos 19 mil estudantes, de 16 a 36 anos.

Segundo Real-Martin, uma evidência importante constatada pela pesquisa é que os jovens reconhecem o valor da experiência internacional e os benefícios que a exposição à globalização trazem para a carreira. Cerca de 80% afirmaram que desejam um emprego em outro país ou região, em seu próximo cargo ou em algum momento de suas carreiras. Além disso, almejam o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, e desejam ter uma variedade de experiências profissionais ao longo da vida. Os entrevistados admitiram até mudar de emprego caso não consigam atingir o que idealizaram.

Os entrevistados apontaram, também, quais fatores mais influenciam a nova geração a deixar ou a manter-se em um trabalho: 1º) oportunidade de aprender e desenvolver habilidades; 2º) oportunidades de progressão na carreira; 3º) remuneração financeira; 4º) trabalho interessante; e 5º) seguro desemprego.

Os respondentes indicaram como barreiras que dificultam a progressão na carreira: capacidade insuficiente e cargos não disponíveis (37%); falta de transparência em relação a promoções (33%); recompensas insuficientes (29%); barreiras e desafios da cultura organizacional (27%); e falta de oportunidades de treinamento e aprendizado (27%).

A diretora de mercados emergentes da ACCA, Lucia Real-Martin ressaltou que uma das características da nova geração de profissionais em contabilidade e finanças é que ela tem mais habilidade para lidar com as mudanças impulsionadas pela tecnologia e pela globalização. Esse fato aumentaria as chances de sucesso na carreira, abrindo cada vez mais portas no mercado global.

terça-feira, 5 Dezembro, 2017