Bases de Dados com Acesso Livre

Dando continuidade ao acesso à informação durante o período de isolamento social, gostaríamos de divulgar uma lista de Bases de Dados cujos conteúdos podem ser acessados de forma livre, ou seja, gratuitamente. As mesmas podem ser consultadas sem a necessidade de conexão remota, isto é, sem VPN.

Neste sentido, a Biblioteca da FEA reuniu as bases de dados que contém informações dos cursos que compõem o nosso departamento: economia, administração e contabilidade, e demais áreas correlatas. Veja a lista na íntegra aqui.

 

ArXiv.org

O arXiv é um serviço de distribuição gratuita e um arquivo de acesso aberto para 1.684.991 artigos acadêmicos nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia.

 

BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. 

 

Biblioteca Digital FGV

 

Das mais de 320 bases de dados contidas na Biblioteca Digital FGV, 121 são de aceso livre. Entre elas estão coleções de leis, dicionários, estatísticas e índices econômicos, financeiros e políticos, anuários, arquivos audiovisuais e vários outros tipos de materiais de pesquisa. Também é possível acessar o repositório digital da instituição, que representa a produção acadêmica da FGV.

 

Cadernos Prolam USP -  Brazilian Journal of Latin American Studies

A Revista Cadernos Prolam/USP -  Brazilian Journal of Latin American Studies, reúne artigos científicos versando sobre variados assuntos abrangidos pelos estudos latino-americanos, desde a integração econômica, da política internacional e da cultura latino-americana.

 

CrossRef Search 

O CrossRef Search facilita a busca na web por textos publicados em revistas de editoras com conteúdos acadêmicos e de pesquisa. Os termos de busca são pesquisados nos campos de título, autor, assunto, resumo e no texto completo aumentando a possibilidade de recuperar informação relevante. 

 

DataCite – Research Data

O DataCite reúne metadados para cada DOI atribuído a um dado de pesquisa ou conjunto de dados. Os metadados são usados para um grande índice de dados de pesquisa que podem ser consultados diretamente para encontrar dados, obter estatísticas e explorar conexões. 

 

Directory of Open Access Repositories – OpenDOAR

O OpenDOAR é o diretório oficial de repositórios acadêmicos de acesso aberto. Foi desenvolvido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em conjunto com a Universidade de Lund, na Suécia. É financiado pelo Joint Information Systems Committee (Jisc), uma instituição sem fins lucrativos e defensora do uso das tecnologias digitais nas áreas de educação e pesquisa do Reino Unido.

 

Directory of Open Access Journals - DOAJ

Diretório de periódicos eletrônicos de acesso aberto mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Promove o acceso gratuito a revistas científicas e acadêmicas.

 

EBSCO - Academic Search Ultimate e Business Source Ultimate

A EBSCO está disponibilizando até 18 de agosto de 2020, a Academic Search Ultimate, uma Biblioteca Digital com a mais de 7.000 publicações de todas as áreas do conhecimento. Acesse a seção Business Source Ultimate e confira os periódicos disponíveis nas áreas de estudo da FEA. Consulte aqui a listagem completa das publicações business.

 

Expert Briefings powered by Oxford Analytica

Temporariamente, até dia 30 de junho de 2020, usuários USP terão acesso gratuito a mais 20 mil Expert Briefings da Oxford Analytica. Os Expert Briefings são relatórios imparciais, preparados por especialistas em suas áreas, que incluem análises políticas e econômicas de países específicos e problemas/tendências globais emergentes. *Este conteúdo requer a conexão VPN.

 

FMI - Fundo Monetário Internacional 

Base de dados macroeconômicos, com artigos, gráficos com informações sobre a economia, monitor fiscal, comparação de dados econômicos de países ao longo do tempo, além de notícias, relatórios anuais de economia e finanças, blogs sobre os países e mais. Uma parte dos materiais é de acesso livre, como os World Economic Outlook Reports. 

 

National Bureau of Economic Research Working Papers

O National Bureau of Economic Research é organização privada sem fins lucrativos que realiza pesquisas econômicas e disponibiliza artigos acadêmicos principalmente na área de economia, com foco em medidas estatísticas, estimativa de modelos quantitativos de comportamento econômico e análise dos efeitos de políticas públicas.

 

IBICT - OASIS BR

É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

 

PATENTSCOPE - WIPO

O banco de dados PATENTSCOPE fornece acesso a patentes internacionais em formato de texto completo no dia da publicação, bem como aos documentos de patentes de escritórios regionais e nacionais de patentes. As informações podem ser pesquisadas inserindo palavras-chave, nomes de candidatos, classificação internacional de patentes e muitos outros critérios de pesquisa em vários idiomas.

 

 Portal de Revistas USP 

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas. Apoiado na filosofia do Acesso Aberto, o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional.

 

Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal

Tem o objetivo de dar visibilidade, consolidar e melhorar a qualidade editorial das revistas de todas as áreas do conhecimento da região Latinoamericana e da penísula Ibérica. Valoriza o modelo de publicação sem fins lucrativos a de promover a essência acadêmica e aberta da comunicação científica.

 

Revista Pesquisa e Planejamento Econômico

Site da Revista Pesquisa e Planejamento Econômico, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Possui diversas publicações de estudos teóricos e empíricos nas áreas de economia, finanças e contabilidade. 

 

SciELO Periódicos

SciELO - Scientific Electronic Library Online é um programa de publicação de literatura acadêmica e científica em acesso aberto mantido com recursos da FAPESP, CNPq, BIREME/OPAS/OMS e Unifesp. Congrega periódicos editados em países como África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

 

Social Science Research Network

O SSRN é um repositório aberto de pesquisa acadêmica e de materiais relacionados, onde os autores podem compartilhar e distribuir suas pesquisas.

 

World Bank Open Data

Portal direcionado à análise das atuais tendências econômicas bem como dos indicadores econômicos e financeiros. Fornece análises recem atualizadas sobre as condições econômicas globais, incluindo relatórios diários focados em eventos relevantes, acesso direto a conjunto de dados mais acessados, previsões de preços de commodities e aos principais indicadores macroeconômicos de mais de 130 países.