Qualificação

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado.

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do aluno e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa.

O exame deverá ser realizado no máximo 60 (sessenta) dias após a inscrição.

O aluno que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor.

 

Mestrado

O aluno de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo 15 (quinze) meses após sua primeira matrícula no curso.

O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do aluno em executar seu projeto de pesquisa.

O exame de qualificação para alunos do Mestrado em Administração consistirá de análise prévia do histórico escolar, da exposição oral e arguição de um projeto de pesquisa.

A Comissão Examinadora do exame de qualificação deverá ser composta pelo Orientador e por mais dois professores doutores e seus respectivos suplentes, aprovada pela CCP.

 

DA INSCRIÇÃO: no ato da inscrição do exame de qualificação o aluno deverá entregar a carta de anuência do orientador com a indicação da Comissão Examinadora e com a data prevista para realização do exame; formulário de inscrição, e o pré-projeto.

DA REALIZAÇÃO DO EXAME: para realização do exame o aluno deverá, em até 30 (trinta) dias após a inscrição, entregar na Secretaria da Coordenação três cópias do projeto de pesquisa.

 - A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pelos membros da Comissão Examinadora, de trinta minutos por arguidor e igual tempo para resposta.

- No Mestrado será avaliado o conhecimento do aluno sobre o tema do trabalho final.

- O exame de qualificação poderá ser realizado, após a integralização de 30 (trinta) créditos exigidos em disciplinas.

- A Comissão Examinadora poderá:

        - aprovar o aluno do Mestrado;

        - aprovar o aluno e indicar a transferência para o Doutorado Direto;

         - ou Reprovar (conforme item VIII.4), não havendo neste caso atribuição de conceito, podendo acarretar transferência de curso, quando pertinente.

- A Comissão Examinadora poderá indicar a transferência do Mestrado para o Doutorado Direto, observando os seguintes critérios:

          a) manifestação de interesse do aluno e anuência do orientador;

          b) o aluno deverá ter artigo aceito para publicação em periódico científico;

          c) o projeto deverá ter característica de relevância e ineditismo;

          d) o aluno deverá demonstrar desempenho satisfatório tendo obtido conceitos A ou B nas disciplinas que foram cursadas.

- A CCP com base na indicação da comissão examinadora analisará o resultado final do Exame de Qualificação para homologar ou não a aprovação da transferência do aluno para o doutorado direto.

 

Doutorado

O aluno de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso.

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do(a) aluno em executar seu projeto de pesquisa.

O exame de qualificação do Doutorado, consistirá de uma arguição sobre o projeto de pesquisa.

DA INSCRIÇÃO: No ato da inscrição para o exame de qualificação o aluno deverá entregar a carta de anuência do orientador com a indicação da comissão examinadora e com a data prevista para realização do exame, formulário de inscrição, e o pré-projeto.

 

DA REALIZAÇÃO DO EXAME: para realização do exame o aluno deverá, em até 30 dias após a inscrição, entregar na Secretaria da Coordenação três cópias do projeto de pesquisa

A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pelos membros da Comissão Examinadora, de trinta minutos por arguidor e igual tempo para resposta.

No exame serão avaliados: o conhecimento do aluno sobre o tema da tese e sobre a literatura básica concernente; a estrutura proposta para a tese; a maturidade e o conhecimento do aluno no desenvolvimento dessa estrutura.

A Comissão Examinadora do exame de qualificação deverá ser composta pelo Orientador e por mais dois professores doutores e seus respectivos suplentes aprovada pela CCP.

 

Doutorado Direto

O aluno que for aprovado no Exame de Qualificação do Mestrado e for aprovado por transferência para o Doutorado Direto deverá realizar novo Exame de Qualificação.

O aluno de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 27 (vinte e sete) meses após o início da contagem do prazo no curso.

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.

 

REPROVAÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 10 (dez) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.