Informações gerais sobre o programa

Criado em 1975, o PPGA da FEA-USP é um dos mais antigos programas de pós-graduação em Administração do Brasil e também um dos mais bem avaliados pela CAPES, tendo obtido a nota 7 (sete) por três vezes consecutivas, nas avaliações trienais de 2007-2009 de 2010-2012, bem como no quadriênio 2013-2016.

O PPGA da FEA-USP é composto por dois níveis de curso, o DOUTORADO e o MESTRADO ACADÊMICO, com área de concentração em ADMINISTRAÇÃO e sete linhas de pesquisa: Estratégias e Organizações; Finanças e Economia das Organizações; Gestão de Pessoas nas Organizações; Inovação e Gestão Tecnológica; Internacionalização de Empresas; Marketing; Responsabilidade Socioambiental.

MESTRADO

O curso de Mestrado em Administração tem por objetivo iniciar a formação de seus alunos nas atividades de pesquisa e docência em Administração. O curso é gratuito e estritamente de natureza acadêmica. Para a obtenção do título de Mestre, o(a) aluno(a) deverá obter uma determinada quantidade de créditos em disciplinas e/ou outras atividades complementares (como a publicação de artigos em revistas científicas) e defender publicamente uma dissertação de mestrado, tudo dentro de um período de 30 meses (IMPORTANTE: a partir de 2021, haverá redução no prazo de conclusão).

As disciplinas são oferecidas durante os dias úteis (não há aulas em fins de semana) e apenas no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h). Por isso, idealmente, o(a) aluno(a) precisa se dedicar integralmente ao curso. Cada disciplina, em geral, tem duração de 4 horas por semana, mas também há opções de disciplinas concentradas ao longo do ano. Dependendo da quantidade de aulas de cada disciplina, os créditos concedidos podem variar. Por exemplo, disciplinas do PPGA de 15 aulas de 4 horas podem conceder 8 créditos, ao passo que disciplinas de 8 semanas de 4 horas podem conceder 4 créditos. O(a) aluno(a) de Mestrado precisa completar, no mínimo, 60 créditos em disciplinas e/ou em outras atividades previstas na norma. Para o curso de Mestrado, duas disciplinas são obrigatórias: Metodologia de Pesquisa em Administração e Monitoria I.  A Monitoria faz parte da formação docente e envolve o aluno em atividades de monitoria em aulas do curso de Graduação em Administração.

Além das disciplinas, o(a) aluno(a) precisa desenvolver e defender uma Dissertação de Mestrado, que consiste em um trabalho supervisionado por um professor orientador, cuja elaboração deve demonstrar capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica.

DOUTORADO

O curso de Doutorado em Administração tem por objetivo aprofundar a formação de alunos nas atividades de pesquisa em Administração. O curso é gratuito e estritamente de natureza acadêmica. Para a obtenção do título de Doutor, o(a) aluno(a) deverá obter uma determinada quantidade de créditos em disciplinas e/ou outras atividades complementares (como a publicação de artigos em revistas científicas) e defender publicamente uma Tese de Doutorado, tudo dentro de um período de 48 meses.

As disciplinas são oferecidas durante os dias úteis (não há aulas em fins de semana) e apenas no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h). Por isso, idealmente, o(a) aluno(a) precisa se dedicar integralmente ao curso. Cada disciplina, em geral, tem duração de 4 horas por semana, mas também há opções de disciplinas concentradas ao longo do ano. Dependendo da quantidade de aulas de cada disciplina, os créditos concedidos podem variar. Por exemplo, disciplinas de 15 aulas de 4 horas podem conceder 8 créditos, ao passo que disciplinas de 8 semanas de 4 horas podem conceder 4 créditos. O(a) aluno(a) de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, precisa completar, no mínimo, 60 créditos em disciplinas e ou outras atividades previstas na norma. Para o curso de Doutorado, apenas uma disciplina é obrigatória: Monitoria II.  A Monitoria, que faz parte da formação docente e de pesquisador, envolve o aluno em atividades de monitoria junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração.

Além das disciplinas, o(a) aluno(a) precisa desenvolver e defender uma Tese de Doutorado, que consiste em um trabalho supervisionado por um professor orientador, cuja elaboração deve evidenciar, além da capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica, uma contribuição original e relevante ao estado-da-arte do tema tratado.