Dinter

No triênio passado tivemos bons resultados alcançados com o desenvolvimento do projeto DINTER em Administração com a Universidade Federal do PAMPA – UNIPAMPA (programa finalizado neste quadriênio, em 2014, com a titulação de 14 doutores).

Com a finalização do DINTER com a UNIPAMPA, o PPGA voltou a analisar novas solicitações de parcerias visando o desenvolvimento de novos projetos DINTER. Algumas instituições, de diferentes regiões do Brasil, procuraram o PPGA para a realização desse tipo de projeto.

Ao longo de 2015 e 2016, foi então negociado e preparado o convênio DINTER com a Universidade do Estado do Amazonas. O convênio foi aprovado em todas as instâncias necessárias na CAPES, na USP e na UEA em novembro de 2016 e já iniciará suas atividades já no primeiro semestre de 2017, com 22 alunos. A parceria foi estabelecida como uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento em uma região carente de programas de pós-graduação (apenas 3 programas de mestrado e um de doutorado, segundo o documento de área da CAPES 2016), e também permitirá a nucleação, com o desenvolvimento, num futuro próximo, do curso de doutorado em Administração na região.

A procura por candidatos no processo seletivo, conduzido no final de 2016 e início de 2017, foi bastante alta, havendo 77 inscritos, o que mostra a efetiva carência da região, que estará sendo atendida por esse programa. Além disso, com essa parceria, pretende-se iniciar uma sólida relação de pesquisa com a UEA e outros eventuais parceiros na região, a fim de consolidar um conjunto de pesquisas na linha de inovação e sustentabilidade, ligadas ao Polo Industrial de Manaus.