Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE)

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação, matriculados na Universidade de São Paulo, em programas de mestrado ou doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

Etapa de Preparação Pedagógica

Esta etapa assume diferentes formas de acordo com a Comissão do PAE de cada Unidade e independente da forma, deve ser realizada uma única vez, sendo apresentada em três modalidades.

  • Disciplina de pós-graduação oferecendo créditos e voltada para as questões da Universidade e Ensino Superior;
  • Conjunto de conferências condensadas, em menor tempo, com especialistas da área de Educação;
  • Núcleo de atividades (envolvendo preparo de material didático, discussão de currículo, ementas de disciplinas, planejamento de cursos) coordenadas por professores.

É possível consultar as Etapas de Preparação Pedagógica oferecidas em toda a USP, clicando aqui.

Estágio Supervisionado em Docência

A segunda etapa envolve a participação do aluno em seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos. Assim como na organização e participação em plantões para elucidar dúvidas que podem atrapalhá-lo durante a aplicação de uma prova ou exercício.

O estágio tem carga horária de 6 (seis) horas semanais e será desenvolvido exclusivamente em disciplina de graduação. O estagiário poderá receber um auxílio financeiro mensal desde que não tenha nenhum vínculo empregatício com a Universidade São Paulo. Sendo voluntário ou não, essa etapa do programa não constitui um vínculo empregatício com a USP.

Atenção: a etapa de estágio supervisionado não pode ser realizada antes da conclusão da Etapa de Preparação Pedagógica. 

Inscrições

As inscrições para o PAE são realizadas através do Janus, em período divulgado por e-mail pela Secretaria de Pós-graduação da FEA.
Para realizar o PAE no 1º semestre, a inscrição deve ser realizada no 2º semestre do ano anterior, assim como para realizar o PAE no 2º semestre a inscrição deve ser realizada no 1º semestre.

Para efetuar a inscrição na segunda etapa:

Após a divulgação do período pela Secretaria de Pós-graduação, a inscrição segue o passo a passo a seguir:

  • Escolher uma disciplina do semestre seguinte na qual tenha interesse em acompanhar e contatar o(a) docente responsável, para elaborar um Plano de Trabalho da monitoria;
     
  • Preencher a ficha de inscrição no sistema Janus;
     
  • Enviar para a Secretaria de Pós-graduação da FEA a Ficha de Dados Pessoais preenchida:
    Obs. 1: caso tenha sido selecionado(a) como "Bolsista", obrigatoriamente deve apresentar conta corrente de sua titularidade do Banco do Brasil.
    Obs. 2: no campo de "Nome do Beneficiário" é obrigatório indicar familiar beneficiário de seguro em caso de alguma ocorrência grave durante as atividades de estágio.

     
  • Enviar para a Secretaria de Pós-graduação da FEA a declaração de participação na Etapa de Preparação Pedagógica, exceto para quem a concluíu na FEA/USP ou concluído disciplina habilitada para tal, de acordo com a página da Pró-Reitoria de Pós-graduação;
  • Por fim, antes do início do estágio é necessário gerar o "Termo de Compromisso" no sistema Janus e enviá-lo à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP assinado por você e por mais duas testemunhas - que podem ser colegas, familiares, etc.

Acompanhamento

O estágio PAE tem duração de 05 (cinco) meses, durante os seguintes períodos:

1º Semestre
(01/02 a 30/06)
2º Semestre
(01/07 a 30/11)
MêsFolhaMêsFolha
Fevereiro02
(01/02 a 20/02)
Julho07
(01/07 a 20/07)
Março03
 (21/02 a 20/03)
Agosto08
 (21/07 a 20/08)
Abril04
 (21/03 a 20/04)
Setembro09
 (21/08 a 20/09)
Maio05
 (21/04 a 20/05)
Outubro10
 (21/09 a 20/10)
Junho06
 
(21/05 a 20/06)
Novembro 11
 (21/10 a 20/11)
Julho07
 
(21/06 a 30/06)
Dezembro12
(21/11 a 30/11)

Ao longo do semestre será necessário entregar à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP 06 (seis) "Folhas de Frequência" assinadas por você e pelo(a) docente supervisor(a) da disciplina.
Estas folhas podem ser geradas no sistema Janus e devem conter somente a quantidade de horas semanais do estágio, iguais a 06 (seis) horas, cumpridas em um ou mais dias.

 

Excepcionalmente, em virtude da Pandemia COVID-19, o segundo semestre do Estágio PAE em 2020, teve início em 01 de agosto e finalizará em 30.12.2020.

Pagamento de bolsistas

O estágio PAE seleciona bolsistas e voluntários, de acordo com os inscritos de cada Programa em cada semestre e a quantidade de bolsas disponíveis.

Caso você tenha sido selecionado(a) como "Bolsista" terá direito a receber uma bolsa auxílio após a entrega da "Folha de Frequência" de cada mês do estágio.
Este pagamento é realizado sempre no 5º dia útil de cada mês subsequente ao período da Folha, em sua "conta salário" do Banco do Brasil informada na inscrição. 

Finalização e Créditos

Além de todas as cinco Folhas de Frequência, o(a) monitor(a) PAE deve entregar à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP dois documentos para finalizar seu período de estágio, que são:

Atenção: caso tenha direito aos créditos, estes não são cadastrados automaticamente em sua Ficha de Aluno(a), esta documentação deve ser aprovada na Comissão do PAE e na CCP de seu Programa.
Somente após essas aprovações este cadastro será feito pela Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP.