Histórico

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) foram criados no ano de 1975.

O PPGA-USP celebrou, em 2015, 40 anos de existência como o mais antigo programa no país e  também como um dos melhores avaliados pela CAPES. Atualmente, o PPGA faz parte do PROEX (Programas de Excelência da CAPES), tendo obtido a nota 7 (sete) por duas vezes consecutivas, na avaliação trienal de 2007-2009 e na de 2010-2012. É um programa que está investindo seriamente em sua inserção internacional de forma a disponibilizar para a comunidade internacional o conhecimento em Administração produzido no Brasil e fomentar o intercâmbio de docentes e discentes para a realização de pesquisas e publicações de ‘classe mundial’.

O PPGA possui hoje mais de um terço das disciplinas regulares em inglês, oferece à comunidade acadêmica três revistas publicadas por uma dos maiores publishers do mundo (Elsevier), sendo que duas delas (RAUSP e RAI) são 100% em inglês, investe na pesquisa e publicação de alta qualidade (88% dos docentes publicaram nos extratos Quais A1 e/ou A2 no quadriênio 2013-2016), e tem 60% dos docentes do corpo permanente coordenando projetos financiados pelas principais agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP), o que reflete a preocupação do programa em gerar produção científica de alto nível.

É também destacado o papel de vanguarda do PPGA da FEA-USP na formação de recursos humanos qualificados ao longo desse período. O PPGA da FEA-USP formou, ao longo de sua história e até o ano de 2016, 1.790 alunos, sendo 1.075 mestres e 715 doutores, sendo o programa que mais formou mestres e doutores em Administração no Brasil.

Além do significativo impacto social gerado pela formação de docentes, o PPGA da FEA-USP também tem como prioridade as atividades de solidariedade para com outras instituições de ensino e de nucleação de outros programas de pós-graduação, como a realização do Projeto DINTER, iniciado no triênio passado e desenvolvido junto à Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA e o projeto Casadinho com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Pró-Administração em Estratégias Sustentáveis, entre outras atividades. Atualmente, novas parcerias foram iniciadas, como a realização do DINTER com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Manaus.

Ainda em relação às parcerias e convênios com outras instituições nacionais e internacionais, destacam-se as parcerias realizadas por meio de convênios de cooperação firmados entre o PPGA da FEA-USP e outros Programas nacionais (FGV/EASP, UNINOVE, USCS, UPM – Mackenzie e ESPM), possibilitando aos alunos o cumprimento de créditos em disciplinas nesses programas e parcerias em pesquisas.

Em relação às instituições internacionais, recentemente o PPGA firmou acordo com a Universidade de Porto, que permitirá a dupla titulação de mestrandos.