Egressos

Historicamente, o PPGA tem formado Mestres e Doutores que atuam nos mais diversos ramos de atividade, desde ensino, pesquisa e extensão até atividades empresariais como empreendedores ou executivos de alto escalão, tanto do setor público quanto do privado. Entre os egressos do PPGA que atuam no meio acadêmico, podem ser encontrados professores de graduação, professores e pesquisadores de programas de pós-graduação, diretores e reitores. No mercado não acadêmico podem ser encontrados presidentes e diretores de empresa, dirigentes de importantes órgão públicos, empresários e empreendedores.

De acordo com pesquisa realizada com egressos formados no triênio 2007-2009, realizada pelo PPGA/FEA/USP, dos 119 doutores titulados, 86 (72% do total) atuavam como pesquisadores e docentes em Instituições de Ensino Superior nos seguintes Estados brasileiros: SP, PR, GO, SC, CE, RN, RS, BA, MG e RJ.

Com relação aos dados do triênio 2010-2012, de um total de 114 doutores titulados, 103 (90,35%) atuavam em IES como docentes ou pesquisadores, sendo 31 (27,19%) em atividades de Coordenação, Direção ou Chefia de cursos e 12 (10,52%) na condição de docentes de programas de pós-graduação stricto sensu nos diferentes Estados do país, a saber: CE, GO, MG, PA, PR, RJ, RN e SP.

Finalmente, em relação ao quadriênio anterior (2013-2016), de um total de 281 titulados no quadriênio (137 mestres e 144 doutores), 143 (51%) estão atuando como docentes e pesquisadores em graduação e pós-graduação em instituições públicas ou privadas, em diversos estados do país (BA, CE, ES, MG, PR, RS, RJ, SP), além de duas instituições internacionais (Universidad Del Pacifico – Chile e University of York – EUA).

Esses números indicam, portanto, que o PPGA vem ao longo do tempo cumprindo o se papel de nucleação e de inserção social em níveis regional e nacional que se espera de um programa público de excelência.