Linhas de pesquisa do Programa

Os professores orientadores do programa, além de estarem alocados por área de conhecimento no Departamento, têm sua atuação centrada nas seguintes Linhas de Pesquisa do Programa (8 linhas): Economia das Organizações; Estratégias e Organizações; Finanças; Gestão de Pessoas nas Organizações; Inovação e Gestão Tecnológica; Internacionalização de Empresas; Marketing; Responsabilidade Socioambiental.

Economia das Organizações: estão alocados os projetos, pesquisa que estudam a Política dos Negócios e Economia de Empresas e abrangem as pesquisas no campo da Economia das Organizações, mantendo interfaces com as atividades de agronegócios e de estudos do varejo, que de certa forma desmembraram-se da mesma área. Os professores que atuam nessa linha são: Antonio Carlos Aidar Sauaia; Claudio Felisoni de Angelo; Decio Zylbersztajn; Maria Sylvia Macchione Saes; Nuno Manoel Martins Dias Fouto; Paulo Roberto Feldmann; Renata Giovinazzo Spers.

Estratégias e Organizações: estão alocados os projetos, pesquisa e estudos que objetiva acompanhar, desenvolver e consolidar modelos de estudos de estratégias competitivas e corporativas, Planejamento Estratégico e as diferentes dimensões do contexto organizacional que favorecem a sistematização de seu processo de evolução. Os professores que atuam nessa linha são: Abraham Sin Oih Yu; Adalberto Americo Fischmann, Alceu Salles Camargo Junior; Antonio Carlos Aidar Sauaia; Antonio Cesar Amaru Maximiano; Bernadete de Lourdes Marinho; Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho; Edison Fernandes Polo; Fabio Lotti Oliva; Fernando Carvalho de Almeida; Hamilton Luiz Correa; Renata Giovinazzo Spers; João Maurício Gama Boaventura; Marcelo Caldeira Pedroso; Martinho Isnard Ribeiro de Almeida; Moacir de Miranda Oliveira Junior; Paulo Tromboni de Souza Nascimento.

Finanças: estão alocados os projetos, pesquisas que estudam os modelos de Finanças contemporâneos e suas aplicações em Avaliação de Empresas, Investimentos, Financiamentos, Administração do Fluxo de Caixa e Orçamento Empresarial. Os professores que atuam nessa linha são: Alessandra de Ávila Montini; Almir Ferreira de Sousa; Eduardo Kazuo Kayo; Jose Roberto Ferreira Savoia; Jose Roberto Securato; Roy Martelanc

Gestão de Pessoas nas Organizações: estão alocados os projetos, pesquisas que estudam as práticas recentes e tradicionais adotadas na gestão de pessoas, em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, plano de carreira, plano de remuneração, gestão por competências, gestão da cultura e do clima organizacional e EAD. Os professores que atuam nessa linha são: Ana Carolina Aguiar Rodrigues; Ana Cristina Limongi-França; André Luiz Fischer; Graziella Maria Comini; Joel Souza Dutra; Liliana Vasconcellos Guedes; Lindolfo Galvão de Albuquerque; Rosa Maria Fischer; Tania Casado; Wilson Aparecido Costa Amorim.

Inovação e Gestão Tecnológica: estão alocados os projetos, pesquisas que estudam a Gestão da Inovação Tecnológica e da Tecnologia de Informação, desenvolvendo conceitos e modelos gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, centros de tecnologia cativos e organizações afins. Os professores que atuam nessa linha são: Abraham Sin Oih Yu; Adriana Backx Noronha Viana; Adriana Marotti de Mello; Alceu Salles Camargo Junior; Antonio Cesar Amaru Maximiano; Cesar Alexandre de Souza; Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos; Guilherme Ary Plonski; Isak Kruglianskas; Jacques Marcovitch; Leonardo Augusto de Vasconcellos Gomes; Nicolau Reinhard; Paulo Tromboni de Souza Nascimento; Roberto Sbragia, Felipe Mendes Borini.

Internacionalização de Empresas: nesta linha de pesquisa tem foco nas empresas brasileiras que estão se internacionalizando. Este é um processo recente e os referenciais teóricos elaborados a partir de experiência de empresas de países desenvolvidos têm se mostrado pouco apropriado a realidade brasileira. Professores: Adalberto Americo Fischmann; Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos; Fábio Lotti Oliva; Gilmar Masiero; James Terence Coulter Wright; Moacir de Miranda Oliveira Junior, Paulo Roberto Feldmann.

Marketing: nesta linha estão alocados os projetos, pesquisas que estudam as relações de marketing com as estratégias das organizações. Com base nas teorias que dão suporte ao marketing estratégico focaliza as relações de distribuição, comportamento do consumidor e suas diferentes aplicações. Professores: Ana Akemi Ikeda; Andres Rodrigues Veloso; Edson Crescitelli; Geraldo Luciano Toledo; José Afonso Mazzon; Marcos Cortez Campomar; Maria Aparecida Gouvêa, Kavita Miadara Hamza.

Responsabilidade Socioambiental: Nesta linha estão alocados os projetos que estudam a gestão de organizações, responsabilidade social e empreendedorismo no Terceiro Setor, voluntariado, parcerias e franchising; e gestão socioambiental e seus impactos sobre o meio físico e desdobramentos sociais.  Professores: Flávio Hourneaux Junior; Graziella Maria Comini; Isak Kruglianskas; Jacques Marcovitch; Rosa Maria Fischer; Tania Casado.