Aluno Estrangeiro

SELEÇÃO DE ALUNOS ESTRANGEIROS

PARA OBTENÇÃO DA CARTA DE ACEITAÇÃO

(vagas para o ano 2018)

 

 

O ingresso de alunos estrangeiros na Universidade de São Paulo é feito por meio de intercâmbios, pelo Programa de Estudante Convênio (PEC-PG) ou por vagas em casos de cortesia diplomática.

 

O PEC-PG são atividades de cooperação desenvolvidas entre o Brasil e nações da América Latina, América Central e África, a fim de possibilitar que os cidadãos desses países realizem estudos universitários em universidades brasileiras participantes do programa – entre elas a USP. O Programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação e a inscrição do interessado é feita diretamente na Embaixada brasileira do país de origem do candidato.

 

Para informações sobre critérios, prazos e documentação necessária para inscrição no Programa de Estudante Convênio, consulte o link:

 

http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php

PEC-PG (página do Ministério das Relações Exteriores)

 

Os candidatos de origem estrangeira que se encontram no Brasil deverão se submeter à forma regular de seleção como os candidatos brasileiros.

 

Forma de ingresso no Programa de Pós-graduação em Administração:

Anualmente são oferecidas para estrangeiros até 6 vagas no Mestrado e até 3 vagas para o Doutorado, sendo que o candidato deverá submeter os seguintes documentos, que deverão ser entregues até 30 de maio de 2017 e será analisada pela Comissão de Seleção Estrangeiros do PPGA:

 

1. Uma cópia do formulário de inscrição do PEC-PG (*);

2. Uma carta de próprio punho (manuscrita) e redigida em português à Coordenação do Programa justificando o interesse do candidato no Programa (*);

3. Certidão de Nascimento reconhecida pela embaixada brasileira (*);

4. Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior (*) (com vistos consulares);

5. Curriculum Vitae em língua portuguesa com foto recente (*);

6. Histórico(s) Escolar(es) (fornecido em papel timbrado pela Instituição Educacional) dos cursos de Graduação e Pós-graduação e reconhecidos pela embaixada brasileira (*);

7. Comprovante ou declaração de envolvimento profissional com instituições em seu país (*)

8. Duas cartas de recomendação de professores ou pesquisadores de universidades, escolas de nível superior ou institutos de pesquisas de renome em seu país, conforme modelos constantes do Manual do PEC-PG (*)

9. Projeto de pesquisa ou Plano de Estudos que pretende cumprir, conforme modelos constantes do Manual do PEC-PG (*)

10. Plano de atividades em seu país após conclusão do curso (*)

11. Publicações ou outros documentos que comprovem a produção acadêmico-científica (*) – documento completo

12. Certificado de Proficiência em Inglês (Toefl, Cambridge, etc.) (*);

13. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (*)

14. Não estar residindo no Brasil há pelo menos 12 meses (no caso de ser ex-bolsista do PEC-PG, ter exercido atividades profissionais em seu país de origem por pelo menos dois anos (*)).

 

Candidatos ao Doutorado:

Além de todos os documentos acima, incluir 1 (uma) cópia completa da Dissertação de Mestrado.

(*) Documento obrigatório para concorrer à vaga no programa

 

Enviar a documentação para:

Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração FEA-USP

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – sala C-01 – Cidade Universitária CEP: 05508-010 – São Paulo – SP – Brasil – e-mail: ppgafea@usp.br

 

Forma de Seleção

O processo de avaliação adotará critérios que permitam a comparação dos diversos quesitos de seleção solicitados ao candidato.

 

Resultados

A divulgação dos resultados aos candidatos ocorrerá em meados de junho e indicará apenas a informação de aceitação ou não aceitação, por carta, enviada por e-mail.

Após a divulgação do resultado, os aprovados terão um prazo para entrar em contato com a repartição consular brasileira mais próxima em seu país e confirmar ou declinar a aceitação da bolsa.