O Programa de Pós-Graduação em Administração comemora 40 anos

Mesa do evento comemorativoO Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA acaba de completar 40 anos. A data foi celebrada com um evento no dia 4 de novembro, realizado paralelamente ao XVIII SemeAd (Seminários em Administração), com a participação de especialistas internacionais. Foram dois painéis de discussão sobre o futuro dos programas de pós-graduação em administração e suas métricas de impacto, e como tornar as pesquisas relevantes na teoria e na prática. Também houve uma homenagem aos ex-coordenadores do PPGA e seus vices e apresentação do coral da USP.

Mediada pelo coordenador do PPGA, Moacir de Miranda Oliveira Júnior, a primeira mesa de discussão trouxe os professores Aric Rindfleisch (University of Illinois), Keith Jackson (Doshisha Business School), Richard Priem (Neeley School of Business) e Stuart James Hyde (The University of Manchester). A segunda mesa foi mediada pelo vice-coordenador do PPGA, Eduardo Kazuo Kayo, e teve a participação de  Fredrik Tell (Uppsala Universitet), Heitor Almeida (University of Illinois), Lourdes Casanova (Cornell University) e Tomas de Aquino Guimarães (ANPAD).

Eliane Zamith Brito, coordenadora da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes, que participou do 1º painel, mostrou dados atualizados da pós-graduação no país, entre eles o de que triplicou o número de alunos em administração, nos últimos 10 anos. Ela anunciou, ainda, que as métricas de avaliação serão reformuladas pela Capes a partir de 2017, e criticou o atual sistema que valoriza mais a quantidade do que a qualidade da produção bibliográfica dos professores.  

Na abertura da celebração, o diretor da FEA, Adalberto Fischmann, e o chefe do departamento de Administração (EAD), Roberto Sbragia, lembraram a história do PPGA, implantado em 1975. “Faço parte dessa história, pois integrei a primeira turma que se titulou. Também estou comemorando 40 anos”, lembrou Sbragia, destacando que o EAD sempre se preocupou em contribuir para o avanço do conhecimento e para as políticas públicas. Esteve presente na abertura a pró-reitora de Pós-Graduação da USP, Bernadette de Melo Franco.

Foram homenageados com uma placa comemorativa dos 40 anos os ex-coordenadores do PPGA e seus respectivos vices: Eduardo Vasconcellos e Adalberto Fischmann (1973-1984), Adalberto Fischmann (1985-1988), Marcos Cortez Campomar (1989), Antonio Cesar Amaru Maximiano e Denis Donaire (1990-1991), Maria Tereza Leme Fleury e Rosa Maria Fischer (1992-1993), Fauze Najib Mattar (1994), Claudio Felisoni de Ângelo e Ronaldo Zwicker (in memoriam) (1995-1998), Ronaldo Zwicker e Maria Aparecida Gouvêa (1999-2000), Celso Grisi e José Roberto Securato (2001), Isak Kruglianskas e Martinho Isnard (2002-2005), Lindolfo Galvão de Albuquerque e Martinho Isnard (2006-2013), e os atuais Moacir de Miranda Oliveira e Eduardo Kazuo Kayo (2014-2015).

Autora: Cacilda Luna

Data do Conteúdo: 
Quarta-feira, 11 Novembro, 2015

Departamento:

Sugira uma notícia