FEA realiza o SemeAd - Seminários em Administração

Matéria: Isabelle dal Maso
Fotos: Caetano Ribas

Segundo maior congresso em administração no Brasil, o SemeAd (Seminários em Administração), é um evento científico brasileiro que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração. Realizado anualmente pelo Programa de Pós-graduação em Administração da FEA, organizado pelo professor João Maurício Gama Boaventura, aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro na FEAUSP, com apoio da Capes, Fapesp, Cnpq e convênio com a European Academy of Management and Business Economics.

Ao todo foram 1671 trabalhos de diferentes campos de pesquisa na área de administração como, por exemplo, administração pública, empreendedorismo, finanças, gestão e marketing, submetidos, avaliados por um total de 1303 pós-doutorados voluntários. Foram selecionados 760 trabalhos de autores vindos de mais de 201 instituições de ensino.

Esse ano o SemeAd também contou com a participação de 7 keynotes speakers internacionais, entre eles Claude Ménard, professor emérito em economia da Université de Paris (Panthéon-Sorbonne) e Cynthia Ingols, professora da Simmons School of Management. O evento recebeu ainda, duas painelistas internacionais, Susana Costa e Silva, da Universidade Católica Portuguesa, e Maria Baltar da AACSB International—The Association to Advance Collegiate Schools of Business.

Diferenciais

Um dos diferenciais do SemeAd é o sistema de fast-track, onde os melhores trabalhos apresentados no Congresso são selecionados para avaliação de revistas científicas. “Esse ano tivemos 41 periódicos científicos que apoiaram o evento. Isso é muito relevante e é o maior número do Brasil disparado”, explicou Boaventura. “Um periódico acadêmico é uma publicação definitiva da sua obra. O congresso é uma etapa do processo de desenvolvimento da sua pesquisa, onde você vai expor seu trabalho e receber um feedback de pessoas que entendem do assunto que você está pesquisando, por isso o SemeAd é uma oportunidade muito especial de reunir em um mesmo lugar pesquisadores de todo o Brasil”, completou. No Brasil, as revistas científicas são classificadas de acordo com sua relevância no meio acadêmico (de A1 até C) e o SemeAd contou com a parceria de 5 publicações de nível A2.

A cada ano, o número de pessoas participando do SemeAd cresce e em 2016 não foi diferente. No total foram 1715 autores aprovados, um número superior ao do ano passado, “É um grande prestígio receber pessoas de 200 faculdades. Isso reflete nossa liderança nessa área e denota a importância de pesquisa que a FEA tem no meio acadêmico”, concluiu o professor.

quinta-feira, 15 Dezembro, 2016