20ª edição do SemeAd conta com recorde de público e participações na FEAUSP

Por Bruna Arimathea
Fotos: Caetano Ribas

Confira as fotos do evento

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), o SemeAd –  Seminários em Administração –  é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais possam trocar experiências em pesquisas dentro das áreas temáticas abordadas no evento. Em sua 20ª edição quase 1500 pessoas compareceram à FEAUSP para expor, visitar e participar do encontro.

Além do grande número de participantes desse ano, o evento bateu alguns recordes em sua história: as submissões de trabalhos totalizaram 2.355 inscritos, 40% a mais que o ano passado. Foram 44 trabalhos apresentados no Consórcio Doutoral; e 24 oficinas metodológicas (workshops) contra 10 em 2016. Esses números mostram o sucesso que a edição de 2017 representou frente aos outros anos do evento.

Ao longo dos seus 20 anos, o encontro teve diversos marcos que contribuíram para que se tornasse o segundo maior congresso em Administração do Brasil. A introdução de Business Cases neste ano, a Incorporação do Consórcio Doutoral em 2013 e a participação de Keynote Speakers internacionais em 2014, são exemplos que atestam o crescimento e o sucesso do evento na comunidade ligada à Administração.

Segundo Nelson Leidens, membro da Comissão Organizadora, o sucesso desta edição se deve às parcerias que foram feitas com revistas científicas. “Este ano foram cerca de 60 revistas que a gente conseguiu ter contato, o que aumentou bastante o número de trabalhos submetidos”.

As oficinas metodológicas também foram um grande destaque. Com temas da esfera Administrativa e a presença de sete Keynote Speakers internacionais, as salas ficaram cheias e foi necessário realocar os participantes para acomodar todos os interessados nas palestras ministradas nos dias de evento.

Os Business Cases, novidade desta edição, contaram com a presença de diversos empresários e executivos como Tatiana da Ponte, sócia-líder de Impostos da EY Brasil e Robert Van Dijk, presidente da ANBIMA e diretor executivo do Banco Votorantim S.A., e foi a primeira vez que o evento teve um espaço para abordar o mercado: “A ideia era estreitar esse relacionamento entre o mercado e a academia, para que os alunos fiquem mais envolvidos com toda a ideia de trabalhar com gestão” afirmou Leidens.

Além disso, foram distribuídos R$ 20.000 em prêmios para quatro categorias de trabalho. Segundo o coordenador acadêmico Fabrício Stocker, essa foi uma inovação da edição comemorativa dos 20 anos do congresso, e que foi possível graças ao apoio de seus patrocinadores. As categorias premiadas foram: Melhor Artigo de Área, Melhor Projeto do Consórcio Doutoral, Melhor Avaliador do XX SemeAd e Melhor Trabalho Geral.

Quando perguntado sobre a relevância de um evento desse porte na faculdade, o professor João Maurício Gama Boaventura, coordenador geral do SemeAd, destacou: “Foram pesquisadores de 254 diferentes Instituições de Ensino que estiveram presentes no congresso [esse ano]. Isso mostra a inserção nacional da FEA no campo da pesquisa em Administração”.

sexta-feira, 17 Novembro, 2017