Disciplinas

EAD0626 - Gestão do Comportamento Organizacional

Objetivos:
Compreender as organizações como uma unidade social que articula processos individuais e coletivos, dominando as ferramentas conceituais básicas que permitam análise das suas dimensões psicossociais e intervenção no seu cotidiano de trabalho.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
Modelos e tendências em Comportamento Organizacional
Personalidade, atitudes e valores humanos nas organizações
Motivação no trabalho e comprometimento
Conflitos interpessoais
Clima e cultura organizacional

EAD0755 - Análise da Decisão

Objetivos:
Entender o processo decisório e seus aspectos quantitativos e comportamentais (economia comportamental). Entender a teoria da decisão (análise da decisão).

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
• Introdução a tomada de decisão (desafios, abordagens: descritiva e prescritiva)
• Estrutura e etapas do processo decisório
• Definição do problema (framing)
• Geração de alternativas
• Decisões sob incerteza
• Decisões com objetivos conflitantes (trade-offs)
• Decisões sequenciais (opções reais)
• Julgamento para tomada de decisão: processos cognitivos e vieses cognitivos
• Atualização de informação (Teorema de Bayes)
• Valor de informação
• Processo de escolhas
• Métodos Multicritério
• Processo Analítico Hierárquico (AHP – Analytic Herarchy Process)
• Estudos de Caso (relação entre a tomada de decisão empresarial e a contabilidade)

EAD0764 - Modelo de Negócios

Objetivos:
Objetivo geral:
Estudar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) de: (1) empresas estabelecidas; e (2) empresas nascentes (start pus), particularmente de base tecnológica/inovadoras.

Objetivos específicos:
Estudar o conceito de modelo de negócios e sua utilização para: (1) análise de modelos de negócios atuais; (2) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (3) inovação de modelo de negócios.
Fornecer referencial conceitual, ferramental técnico e templates para modelagem de negócios.
Abordar a integração entre modelo de negócios e gestão estratégica.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1. Introdução: o que é modelo de negócios. Conceito de geração de valor.
2. Componentes do modelo de negócios. Formas de representação (arquitetura) do modelo de negócios.
3. Perspectiva dinâmica do modelo de negócios. Inovação de modelo de negócios.
4. Integração do modelo de negócios à gestão estratégica. Projeto (desenho) da empresa segundo o conceito de modelo de negócios. Abordagens para modelagem de negócios: (1) escolhas estratégicas e abordagem recombinante; (2) rota mercadológica e rota tecnológica.
5. Contextualização da empresa: modelagem da cadeia de valor.
6. Tipologia de modelos de negócios. Segmentos-alvo de clientes.
7. Proposta de valor (e inovação de valor). Posicionamento estratégico (e mapa de posicionamento competitivo). Submodelos associados ao posicionamento estratégico e à proposta de valor.
8. Modelo de geração de receita. Submodelos associados ao modelo de geração de receita.
9. Modelo de operações. Direcionadores estratégicos e submodelos relacionados ao modelo de operações.
10. Modelo de relacionamento com clientes. Direcionadores estratégicos e submodelos associados ao relacionamento com clientes.
11. Modelo de inovação. Direcionadores estratégicos e submodelos associados ao modelo de inovação.
12. Modelo econômico. Direcionadores de valor (estratégicos) e submodelos associados ao modelo econômico.
13. Modelo de gestão. Direcionadores estratégicos e submodelos associados ao modelo de gestão.

EAD0766 - Modelo de Negócios na Saúde

Objetivos:
Objetivo geral:
Estudar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) de organizações que atuam no setor de saúde. Estas podem ser: (1) empresas estabelecidas; e (2) empresas nascentes (start pus), particularmente de base tecnológica/inovadoras.

Objetivos específicos:
Estudar o conceito de modelo de negócios no contexto do setor de saúde.
Abordar a utilização do conceito de modelo de negócios para: (1) análise de modelos de negócios atuais; (2) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (3) inovação de modelo de negócios.
Fornecer referencial conceitual, ferramental técnico e templates para modelagem de negócios.
Abordar a integração entre modelo de negócios e gestão estratégica.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
- Saúde: definições e escopo.
- Introdução: o que é modelo de negócios. Componentes do modelo de negócios. Formas de representação (arquitetura) do modelo de negócios. Projeto (desenho) da empresa segundo o conceito de modelo de negócios.
- Contextualização do setor de saúde: escopo da gestão no setor de saúde. Cadeia de valor da saúde. Organização do sistema de saúde do Brasil.
- Tipologia de modelos de negócios em saúde. Segmentos-alvo de clientes.
- Proposta de valor e posicionamento estratégico em saúde.
- Modelo de operações em saúde.
- Modelo de relacionamento com clientes em saúde.
- Modelo de inovação e conhecimento em saúde.
- Modelo econômico em saúde.
- Modelo de gestão em saúde.

EAD0672 - Laboratório de Gestão Empresarial I

Objetivos:
O Objetivo Geral da abordagem prática é dar ao estudante a oportunidade de vivenciar, sem risco, um papel gerencial complexo, sujeito a processos dinâmicos de múltiplas entradas e saídas. Ademais, de realizar uma reflexão teórica associada a este papel, que propicie uma reflexão madura e um entendimento mais profundo e responsável de seu papel profissional na sociedade (atitude gerencial).
Objetivos específicos
a) Recuperar a visão SISTÊMICA da organização, integrando conhecimentos adquiridos;
b) Incluir o AMBIENTE EXTERNO nas preocupações gerenciais;
c) Propiciar a PRÁTICA CONCEITUAL SUSTENTÁVEL por meio da VIVÊNCIA LABORATORIAL
d) Desenvolver ESPÍRITO CRÍTICO E EMPREENDEDOR, vital na tomada de decisão;
e) Estimular a TRANSPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM para novos EMPREENDIMENTOS.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
Um Simulador Geral, que reúne todas as áreas funcionais, será adotado para permitir a aplicação dos conceitos apreendidos ao longo do curso.
As atividades serão desenvolvidas por meio de um modelo híbrido, com atividades presenciais (70%) e online (30%), conforme indicado no programa.
Nas atividades online serão utilizados métodos de Ensino a Distância – EAD.
Um Jogo de Empresas (Business Game) é usado para dinamizar a aprendizagem vivencial e:
a) Promover a construção de um significado dinâmico para os conhecimentos estáticos já adquiridos;
b) Desenvolver habilidades gerenciais repetindo o ciclo: planejar, organizar, decidir e controlar;
c) Espelhar as atitudes de ousadia e conservadorismo, face ao risco na tomada de decisão;
O modelo híbrido de aprendizagem promove benefícios adicionais para os estudantes e para o curso de administração, a saber:
 Permite o desenvolvimento de habilidades gerenciais para a atuação em equipes virtuais, cada vez mais necessárias no ambiente profissional atual.
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 Promove a utilização de tecnologias modernas e dinâmicas no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
 Alavanca o desenvolvimento de soft-skills , por meio das atividades online, adicionais aos soft-skills desenvolvidos pelas atividades presenciais, com a inclusão de novos conteúdos e abordagens.
 Permite novas oportunidades de reflexão teórica, tendo em vista o recente desenvolvimento de bibliografias sobre aprendizagem híbrida e métodos ativos, abrindo novos campos de pesquisa no Laboratório de Gestão.
 Consolida a possibilidade de oferta de disciplinas na modalidade semi-presencial, conforme estabelece a Portaria nº 4.059/2004 do Ministério da Educação, em seu Art. 1º: “As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial [...].”

EAD0788 - Consumo na Contemporaneidade

Objetivos:
Apresentar, analisar e discutir os modelos de comportamento do consumidor e do comprador organizacional e suas implicações nos indivíduos, nas organizações e na sociedade.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1. Os consumidores no mercado
2. Determinantes individuais
3. Influencias ambientais
4. Tomada de decisão

EAD0789 - Gestão de Marcas

Objetivos:
Ao final da disciplina o aluno/a aluna será capaz de compreender e avaliar os conceitos e os fundamentos básicos de gestão de marcas, assim como verificar suas funções, técnicas e aplicações nas atividades dos administradores e dos designers.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1- Fundamentos de marketing e da marca
2- Ambiente político, econômico, social e tecnológico aplicado a gestão.
3- Construção da Marca baseado no cliente
4- Segmentação, Target e Posicionamento da Marca
5- Composto de marketing (4Ps)
6- Estratégias de branding e arquiteturas de marcas.

EAD0335 - Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento

Objetivos:
Discutir a teoria e a prática de estrutura de capital bem como apresentar as diversas alternativas de fontes de recursos de longo prazo.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
•Modigliani e Miller e a irrelevância da estrutura de capital
•Perspectivas do trade-off, do pecking order e da teoria de agência
•Fontes de recursos próprios (emissão de ações, retenção de lucros, etc)
•Fontes de recursos de terceiros (debêntures, empréstimos, financiamentos, leasing, etc)
•Política de dividendos

EAD0336 - Fundamentos de Finanças e Capital de Giro

Objetivos:
O curso visa fornecer, aos alunos, base teórica e prática do uso do Fundamentos de Finanças e Capital de Giro como instrumento de administração de empresas.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1. A Função Financeira na Empresa
2. O ambiente operacional da empresa
3. Análise do Ponto de Equilíbrio e da Alavancagem Operacional Financeira e Total
4. Visão Geral da Administração do Capital de Giro
5. Administração de Caixa
6. Administração de Crédito e de Contas a Receber
7. Administração Financeira de Estoques
8. Administração de Passivos Circulantes

EAD0338 - Planejamento e Controle Financeiro I

Objetivos:
O curso visa fornecer, aos alunos, base teórica e prática do uso do planejamento e controle financeiro como instrumento de administração de empresas.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1. Características do planejamento e controle financeiro
2. Integração entre o plano estratégico e o planejamento e controle financeiro
3. Plano de marketing / vendas
4. Plano de produção e custos industriais
5. Plano de recursos humanos e despesas gerais
6. Plano financeiro e de resultados
7. Conclusão e utilização do plano global de resultados
8. Relatórios de desempenho e sistema de apoio às decisões
9. Controle interno e compliance

EAD0350 - Pesquisa Operacional

Objetivos:
Introduzir as noções básicas de programação matemática e otimização, bem como suas aplicações em Administração

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
• Modelos em ciência da decisão
• Formulação de modelos
• Programação linear
• Elementos de programação inteira
• Elementos de programação não linear
• Outras técnicas de otimização
• Uso de softwares
• Aplicações em administração

EAD0351 - Técnicas Estatísticas de Agrupamento

Objetivos:
Introduzir as noções básicas de técnicas estatísticas de análise de conglomerados e fatorial para agrupamento de dados e suas aplicações em Administração.

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Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
• Análise estatística classificatória
• Testes não paramétricos
• Análise de conglomerados
• Análise fatorial

EAD0376 - Economia da Estratégia

Objetivos:
A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam a política de negócios nas empresas e discutam a sua importância e proporcionar uma visão integrativa da empresa em seus aspectos estratégicos e também mostrar como as decisões na empresa são afetadas por fatores e aspectos exógenos onde a influência por parte do executivo é mínima;
• Como levar em consideração o macroambiente examinando cada um de seus componentes sob o ponto de vista da importância na gestão de empresas;
• Como o management difere de uma nação para a outra
• Mostrar como diferentes países aplicam estratégia competitivas distintas no ambiente globalizado
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Créditos Aula: 4

Créditos Trabalho: 0

Program:
• O ambiente em torno da empresa. Macroambiente e papel dos agentes envolvidos. Influência dos mesmos na política de negócios da empresa.
• Macrotendências do ambiente internacional.
• Tipologia de empresas e as varias formas de se aglutinar empresas afins. Introdução à analise de setores da economia.
• O fenômeno da globalização e como ele afeta a competição entre as empresas. A globalização e os vários tipos de empresas.
• Tecnologia e seus efeitos na competição entre empresas. Relação entre tecnologia e cadeia de valores.
• O conceito de competências essenciais
• Determinantes da Vantagem Competitiva Nacional . O modelo do "diamante "de Michael Porter
• Casos de Setores em países desenvolvidos
• Adaptação do modelo do "diamante" à realidade da América Latina.
• Casos de setores na América Latina incluindo Brasil
• Como as empresas devem definir suas estratégias levando em consideração os determinantes nacionais.

EAD0443 - Sistemas de Informação de Marketing e Inteligência de Mercado

Objetivos:
· Ao final do curso o aluno será capaz de compreender os principais componentes de um sistema de informação de marketing, suas funções e principais usos e aplicações na atividade gerencial. Em paralelo, deverá estar apto a avaliar o uso das principais ferramentas disponíveis pela tecnologia de informações, na estruturação e implementação de um sistema de informação de marketing.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
· Conceito e componentes de um sistema de informação de marketing
· Identificação das necessidades de informação para apoio ao sistema de marketing
· Identificação das informações existentes na organização e sua integração a um sistema de informação de marketing.
· Coleta, avaliação e crítica, classificação, armazenamento, atualização e expurgo de informações.
· Fontes de informações no Brasil - privadas e públicas: dificuldades de acesso e formato das informações existentes.
· Os sub-sistemas do sistema de informação de marketing:
- Sistema de informação interna;
- Sistema de inteligência de marketing;
- Sistema de inteligência competitiva e sistema de informação estratégica;
- Sistema de pesquisa de marketing;
- Sistema analítico de marketing: banco estatístico e banco de modelos;
· Sistema de informação de marketing e tecnologia de informações.

EAD0446 - Planejamento e Controle de Marketing

Objetivos:
Transmitir aos alunos conhecimentos sobre conceitos, técnicas e práticas usadas na elaboração de planos e controles de marketing

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
· O plano de marketing como elemento componente do plano corporativo da empresa
· O processo de planejamento e a preparação do plano de marketing
· Modelos e técnicas usadas para a preparação do plano de marketing
· Base de dados para a preparação do plano de marketing
· Análise de situações: análise dos pontos fortes e fracos e a identificação de ameaças e oportunidades
· Estabelecimento dos objetivos e metas de marketing
· Estratégias, táticas e planos de ação
· Plano de ação: produção (propaganda, merchandising, relações públicas, promoção de vendas)
· Plano de ação: venda pessoal
· Plano de ação: distribuição (canais e distribuição física)
· Preparação de orçamento e demonstrativos financeiros
· Redação do documento do plano de marketing