Disciplinas

EAD0626 - Gestão do Comportamento Organizacional

Objetivos:
Compreender as organizações como uma unidade social que articula processos individuais e coletivos, dominando as ferramentas conceituais básicas que permitam análise das suas dimensões psicossociais e intervenção no seu cotidiano de trabalho.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
Modelos e tendências em Comportamento Organizacional
Personalidade, atitudes e valores humanos nas organizações
Motivação no trabalho e comprometimento
Conflitos interpessoais
Clima e cultura organizacional

EAD0755 - Análise da Decisão

Objetivos:
Entender o processo decisório e seus aspectos quantitativos e comportamentais (economia comportamental). Entender a teoria da decisão (análise da decisão).

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
• Introdução a tomada de decisão (desafios, abordagens: descritiva e prescritiva)
• Estrutura e etapas do processo decisório
• Definição do problema (framing)
• Geração de alternativas
• Decisões sob incerteza
• Decisões com objetivos conflitantes (trade-offs)
• Decisões sequenciais (opções reais)
• Julgamento para tomada de decisão: processos cognitivos e vieses cognitivos
• Atualização de informação (Teorema de Bayes)
• Valor de informação
• Processo de escolhas
• Métodos Multicritério
• Processo Analítico Hierárquico (AHP – Analytic Herarchy Process)
• Estudos de Caso (relação entre a tomada de decisão empresarial e a contabilidade)

EAD0335 - Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento

Objetivos:
Discutir a teoria e a prática de estrutura de capital bem como apresentar as diversas alternativas de fontes de recursos de longo prazo.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
•Modigliani e Miller e a irrelevância da estrutura de capital
•Perspectivas do trade-off, do pecking order e da teoria de agência
•Fontes de recursos próprios (emissão de ações, retenção de lucros, etc)
•Fontes de recursos de terceiros (debêntures, empréstimos, financiamentos, leasing, etc)
•Política de dividendos

EAD0336 - Fundamentos de Finanças e Capital de Giro

Objetivos:
O curso visa fornecer, aos alunos, base teórica e prática do uso do Fundamentos de Finanças e Capital de Giro como instrumento de administração de empresas.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1. A Função Financeira na Empresa
2. O ambiente operacional da empresa
3. Análise do Ponto de Equilíbrio e da Alavancagem Operacional Financeira e Total
4. Visão Geral da Administração do Capital de Giro
5. Administração de Caixa
6. Administração de Crédito e de Contas a Receber
7. Administração Financeira de Estoques
8. Administração de Passivos Circulantes

EAD0338 - Planejamento e Controle Financeiro I

Objetivos:
O curso visa fornecer, aos alunos, base teórica e prática do uso do planejamento e controle financeiro como instrumento de administração de empresas.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
1. Características do planejamento e controle financeiro
2. Integração entre o plano estratégico e o planejamento e controle financeiro
3. Plano de marketing / vendas
4. Plano de produção e custos industriais
5. Plano de recursos humanos e despesas gerais
6. Plano financeiro e de resultados
7. Conclusão e utilização do plano global de resultados
8. Relatórios de desempenho e sistema de apoio às decisões
9. Controle interno e compliance

EAD0350 - Pesquisa Operacional

Objetivos:
Introduzir as noções básicas de programação matemática e otimização, bem como suas aplicações em Administração

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
• Modelos em ciência da decisão
• Formulação de modelos
• Programação linear
• Elementos de programação inteira
• Elementos de programação não linear
• Outras técnicas de otimização
• Uso de softwares
• Aplicações em administração

EAD0351 - Técnicas Estatísticas de Agrupamento

Objetivos:
Introduzir as noções básicas de técnicas estatísticas de análise de conglomerados e fatorial para agrupamento de dados e suas aplicações em Administração.

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Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
• Análise estatística classificatória
• Testes não paramétricos
• Análise de conglomerados
• Análise fatorial

EAD0376 - Economia da Estratégia

Objetivos:
A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam a política de negócios nas empresas e discutam a sua importância e proporcionar uma visão integrativa da empresa em seus aspectos estratégicos e também mostrar como as decisões na empresa são afetadas por fatores e aspectos exógenos onde a influência por parte do executivo é mínima;
• Como levar em consideração o macroambiente examinando cada um de seus componentes sob o ponto de vista da importância na gestão de empresas;
• Como o management difere de uma nação para a outra
• Mostrar como diferentes países aplicam estratégia competitivas distintas no ambiente globalizado
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Créditos Aula: 4

Créditos Trabalho: 0

Program:
• O ambiente em torno da empresa. Macroambiente e papel dos agentes envolvidos. Influência dos mesmos na política de negócios da empresa.
• Macrotendências do ambiente internacional.
• Tipologia de empresas e as varias formas de se aglutinar empresas afins. Introdução à analise de setores da economia.
• O fenômeno da globalização e como ele afeta a competição entre as empresas. A globalização e os vários tipos de empresas.
• Tecnologia e seus efeitos na competição entre empresas. Relação entre tecnologia e cadeia de valores.
• O conceito de competências essenciais
• Determinantes da Vantagem Competitiva Nacional . O modelo do "diamante "de Michael Porter
• Casos de Setores em países desenvolvidos
• Adaptação do modelo do "diamante" à realidade da América Latina.
• Casos de setores na América Latina incluindo Brasil
• Como as empresas devem definir suas estratégias levando em consideração os determinantes nacionais.

EAD0443 - Sistemas de Informação de Marketing e Inteligência de Mercado

Objetivos:
· Ao final do curso o aluno será capaz de compreender os principais componentes de um sistema de informação de marketing, suas funções e principais usos e aplicações na atividade gerencial. Em paralelo, deverá estar apto a avaliar o uso das principais ferramentas disponíveis pela tecnologia de informações, na estruturação e implementação de um sistema de informação de marketing.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
· Conceito e componentes de um sistema de informação de marketing
· Identificação das necessidades de informação para apoio ao sistema de marketing
· Identificação das informações existentes na organização e sua integração a um sistema de informação de marketing.
· Coleta, avaliação e crítica, classificação, armazenamento, atualização e expurgo de informações.
· Fontes de informações no Brasil - privadas e públicas: dificuldades de acesso e formato das informações existentes.
· Os sub-sistemas do sistema de informação de marketing:
- Sistema de informação interna;
- Sistema de inteligência de marketing;
- Sistema de inteligência competitiva e sistema de informação estratégica;
- Sistema de pesquisa de marketing;
- Sistema analítico de marketing: banco estatístico e banco de modelos;
· Sistema de informação de marketing e tecnologia de informações.

EAD0446 - Planejamento e Controle de Marketing

Objetivos:
Transmitir aos alunos conhecimentos sobre conceitos, técnicas e práticas usadas na elaboração de planos e controles de marketing

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
· O plano de marketing como elemento componente do plano corporativo da empresa
· O processo de planejamento e a preparação do plano de marketing
· Modelos e técnicas usadas para a preparação do plano de marketing
· Base de dados para a preparação do plano de marketing
· Análise de situações: análise dos pontos fortes e fracos e a identificação de ameaças e oportunidades
· Estabelecimento dos objetivos e metas de marketing
· Estratégias, táticas e planos de ação
· Plano de ação: produção (propaganda, merchandising, relações públicas, promoção de vendas)
· Plano de ação: venda pessoal
· Plano de ação: distribuição (canais e distribuição física)
· Preparação de orçamento e demonstrativos financeiros
· Redação do documento do plano de marketing

EAD0465 - Qualidade e Produtividade

Objetivos:
Oferecer visão de conjunto, introduzir conceitos básicos e permitir ao aluno situar-se em uma organização quanto à administração da qualidade e produtividade.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
· Medida de produtividade: medidas físicas e monetárias
· Fatores influentes na produtividade: métodos de aprendizagem, curva de aprendizagem, gestão de conhecimento
· Produtividade em serviços
· Qualidade: conceitos e implicações
· Indicadores de qualidade
· Técnicas de avaliação e aprimoramento da qualidade
· Certificação de qualidade: a ISO 9000
· Qualidade em serviços

EAD0521 - Comportamento Organizacional

Objetivos:
Desenvolver nos alunos a sensibilidade para compreender as relações que se estabelecem no interior das organizações entre indivíduos e grupos/organização e conhecer os fatores determinantes de como as referidas relações acontecem na dinâmica organizacional.

Créditos Aula: 4

Créditos Trabalho: 0

Program:
· O que é a ciência do Comportamento-Modelos e quadros de referência
· Organizações e Comportamento
· O indivíduo - variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento
· Atitude, percepção, aprendizagem, motivação
· Os grupos na organização - Como se formam
· Características dos grupos - Hierarquia, normas, papéis, coesão, objetivos
· Conflitos intra e inter-grupais
· Liderança e Poder
· Comunicação empresarial
· Clima e Cultura Organizacionais

EAD0541 - Fundamentos de Marketing

Objetivos:
· Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing.
· Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 0

Program:
· Conceitos básicos em marketing
· Visão geral da Administração de Marketing
· O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
· Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing
· Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
· Mensuração e Previsão
· Segmentação do Mercado e Posicionamento

EAD0600 - Trabalho de Conclusão de Curso I

Objetivos:
Estimular os alunos a refletir academicamente sobre temas estudados durante o curso, gerando a crédito do orientador, um artigo ou um ensaio, que servirá como contribuição para elevar o padrão acadêmico do Departamento de Administração.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 6

Program:
Definição do tema a ser estudado; Pesquisa bibliográfica; Estudo empírico; Elaboração de Trabalho.

EAD0601 - Trabalho de Conclusão de Curso II

Objetivos:
Estimular os alunos a refletir academicamente sobre temas estudados durante o curso, gerando a crédito do orientador, um artigo ou um ensaio, que servirá como contribuição para elevar o padrão acadêmico do Departamento de Administração.

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 6

Program:
Definição do tema a ser estudado; Pesquisa bibliográfica; Estudo empírico; Elaboração de Trabalho.