Projeto político pedagógico

INTRODUÇÃO


Este documento apresenta o Projeto Pedagógico do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, contendo os objetivos e metas do Bacharelado em Administração, a organização didático-pedagógica do mesmo, bem como estatísticas referentes ao corpo docente e discente e outras atividades complementares ao processo ensino-aprendizagem.
O documento representa o resultado do alinhamento da missao e visao do Departamento definidos em seu planejamento estrategico, conforme apresentadas a seguir:

“O Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento em Administração, formando administradores de alta competência e socialmente responsáveis.”

A Visão do Departamento de Administração: “Queremos ser reconhecidos como o mais avançado centro de ensino, pesquisa e extensão em ciências organizacionais da América Latina.”

O Curso de Administração da FEA-USP é um curso multidisciplinar que qualifica o aluno para trabalhar em todas as áreas, com capacidades de gerenciar cada uma, bem como, o que é característica única do curso de Administração, integrar o conhecimento de todas as áreas. Dessa forma pode-se dizer que o foco do Curso de Administração é desenvolver a capacidade do aluno para ter uma visão sistêmica na atividade de gestão possibilitando a implementação de técnicas e instrumentos de forma sustentável nos níveis ambiental, social e econômico-financeiro.

Com isso o curso atua na formação de profissionais consistentes com a identidade do administrador definida pela pesquisa do CFA (Conselho Federal de Administração) como articulador, um profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas, criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis (Pesquisa do CFA publicada em 2006).

O atual desafio do curso de graduação consiste na integração do conhecimento, que envolve integração entre as disciplinas. Outro grande desafio é a divisão entre formação técnica e formação executiva, ou seja,  como formamos nossos alunos para os níveis (de conhecimento operacional), tático e estratégico. Por isso um bom curso deve preparar para trabalhar em todas as áreas, integrar os conhecimentos e preparar para os 3 níveis.

Um dos grandes esforços realizados na última década tem sido a intensificação do processo de internacionalização do curso de graduação em Administração através da ampliação dos convênios com instituições renomadas do exterior e estímulo à participação de nossos alunos em disciplinas oferecidas por estas instituições.

 

Para maiores informações consulte o arquivo abaixo.