Mestrado - Revisitando a relação entre reputação e desempenho financeiro: uma análise baseada em mineração de texto e aprendizado de máquina

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
01/07/2020 - 09:30 até 12:30

 

Cláudio Gomes

Mestrado - Revisitando a relação entre reputação e desempenho financeiro: uma análise baseada em mineração de texto e aprendizado de máquina

Orientadora: Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana

Comissão:  Profs. Drs. Rui Manoel Teixeira Santos Dias, Fábio Claro Coimbra e Tatiana Albanez

Link youtube: https://youtu.be/abAZlAN9ryU

Resumo*

A reputação corporativa é um ativo intangível valioso, raro, difícil de imitar e não substituível, o qual conduz a uma vantagem competitiva sustentável. Pesquisas empíricas anteriores confirmam que existe uma relação positiva entre reputação corporativa e desempenho financeiro. Tendo como base a teoria da Visão Baseada em Recursos e na teoria da Sinalização, este estudo explora os efeitos da reputação corporativa, mensurada por meio de notícias na mídia on-line, sobre a lucratividade e o valor de mercado das empresas de capital aberto listadas na B3 – Brasil Bolsa, Balcão. A mídia atua como uma intermediária no processo de sinalização entre as empresas e os stakeholders, o que mitiga a assimetria de informações. Além desses aspectos, esta pesquisa examina, também, a interação entre as dimensões da reputação corporativa, o que pode reforçar suas consequências no desempenho financeiro. As técnicas de regressão linear e de regressão através do algoritmo de aprendizado de máquina Gradient Boosting Machines são usadas para testar empiricamente um modelo teórico que vincula a reputação corporativa ao desempenho financeiro de maneira multidimensional. O conjunto de dados da pesquisa consiste em indicadores financeiros e textos de notícias on-line de todas as empresas listadas na B3. Os resultados da pesquisa demonstraram que a reputação corporativa influencia a lucratividade e o valor de mercado das empresas, em conformidade com que preconiza a teoria da Visão Baseada em Recursos, uma vez que ela é um ativo estratégico socialmente construído a partir das percepções dos stakeholders.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos