Mestrado - Relações de poder nos canais de marketing: a evolução dos papéis dos intermediários na era do e-commerce

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
06/12/2019 - 14:00 até 17:00

 

Valter Cavalcante Lourenço

Mestrado - Relações de poder nos canais de marketing: a evolução dos papéis dos intermediários na era do e-commerce

Orientadora: Profª Drª Ana Akemi Ikeda

Comissão: Profs. Drs. Iná Futino Barreto, Alexandre Cappellozza e Leandro Angotti Guissoni                            

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

O tema de canais é um dos mais antigos na história do estudo de marketing, mas passa também a ser cada vez mais atual. Com a aparição da internet e a possiblidade de um sistema de trocas utilizando essa ferramenta, passa a haver mudanças nas estruturas de poder dos canais, e para estudar esse fenômeno nos debruçaremos sobre o mercado de brinquedos brasileiro. A partir da pergunta: “Como são constituídas as relações de poder estabelecidas pelos players do canal em um ambiente que passa a adotar o e-commerce?” e com o objetivo “compreender as relações de poder estabelecidas pelos players do mercado de brinquedos tendo em vista os novos papéis adquiridos em um ambiente que passa a adotar o e-commerce”, foi realizado um estudo exploratório, qualitativo, com uso do estudo de caso como procedimento metodológico e com entrevistas em profundidade como principal meio de coleta com executivos do mercado de brinquedos com experiência no setor por mais de 10 anos. Foram feitas 5 entrevistas com executivos da área e a entrevista extra com um especialista em certificação na área possibilitou a compreensão, não só, de diversas perspectivas das relações de poder, mas também de técnicas e estratégias utilizadas no momento de se lidar com os conflitos que emergem dessas relações. A respeito da inserção do e-commerce nesse ambiente, foi-se observado uma certa rejeição pelo varejo tradicional, mas uma oportunidade para fornecedores, também foram analisadas algumas estratégias derivadas do e-commerce. Os resultados, do ponto de vista teórico, pretendem elucubrar questões a respeito da inserção do comércio eletrônico e o seu efeito no ambiente de conflito mercadológico que surge no momento atual do mercado brasileiro, e do ponto de vista prático identificar variáveis relevantes para os players no mercado de brinquedos brasileiro, além de auxiliar estudos futuros relacionados aos temas abordados.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

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