Mestrado - A relação entre aprendizagem organizacional e centros de excelência: um estudo no Brasil e nos Estados Unidos

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
13/11/2018 - 11:30 até 14:30

 

Larissa De Paiva Almeida

Mestrado - A relação entre aprendizagem organizacional e centros de excelência: um estudo no Brasil e nos Estados Unidos

Orientador: Prof. Dr. Flávio Hourneaux Junior

Comissão: Profs. Drs. Marcelo Antonio Treff, Felipe Mendes Borini  e Luciana Oranges Cezarino

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

Este estudo objetiva estudar a relação entre Aprendizagem Organizacional (AO) e Centro de Excelência (CoE), em uma multinacional do setor de Tecnologia da Informação localizada no Brasil (subsidiária) e nos Estados Unidos (matriz). Para a formação de um Centro de Excelência é fundamental ter uma estrutura de Aprendizagem Organizacional efetiva, que promova troca de competências que possam agregar valor para a empresa, e que possibilite que elas sejam compartilhadas entre as unidades da organização. Apesar da importância estratégica desses temas para as empresas, podendo ser fonte de vantagem competitiva no contexto econômico atual, ainda há poucos estudos na literatura acadêmica que os relacionam, havendo uma lacuna ainda maior quanto à metodologia quantitativa. Sendo assim, foi feito um estudo de caso quantitativo, com o uso de Survey, em que foram analisadas as respostas de 91 funcionários através de equações estruturais (PLS). Os resultados evidenciam a influência positiva de Aprendizagem Organizacional em Centro de Excelência, sendo que há alguns subprocessos de AO que apresentaram uma alta significância nessa influência. Não foram encontradas evidências que confirmem a moderação da condição de matriz ou subsidiária nessa relação.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

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