Mestrado Profissional em Empreendedorismo - O tempo no lançamento de produtos de informação

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
15/08/2017 - 15:00 até 18:00

 

CIBELE VEGIATO DE MELLO

Mestrado Profissional em Empreendedorismo

O tempo no lançamento de produtos de informação

Orientador: Prof. Dr. Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Comissão: Profs. Drs. Guilherme Ary Plonski, Patricia Viveiros de Castro Krakauer e Mario Pereira Roque Filho

Local: na sala 217, FEA-5

 

RESUMO

 

Essa dissertação visa elaborar recomendações para agilizar o lançamento de novos produtos de informação em organizações de grande porte. Esta pesquisa teve por base uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A seleção dos dezesseis entrevistados foi realizada procurando identificar três públicos diferentes: cinco gestores de novos produtos em empresas de grande porte, cinco gerentes de aceleradoras e seis empreendedores. Foram coletados fatos e impressões destas fontes e comparados com a bibliografia pesquisada. Foi constatado que o tempo é o fator primordial no lançamento de novos produtos e que este é inerente a todas as decisões relacionadas a fatores dos aspectos internos da empresa e do ambiente organizacional. As principais recomendações advindas da análise foram: quantificar o valor do tempo, de forma que as decisões comparativas entre o tempo e os  aspectos burocráticos de um lançamento em uma grande empresa possam ser balizados; utilizar o produto mínimo viável (MVP) para validar a comercialização do novo produto; criar procecssos flexíveis, tendo em vista que é fundamental a experimentação com o mercado no momento de lançamento; avalancar a marca e os produtos já existentes no portfólio da empresa no lançamento, evidenciando as vantagens da corporação na comunicação; criar parcerias e incentivar a inovação aberta para não depender apenas do crescimento orgânico; incentivar o envolvimento de colaboradores com o projeto do novo produto, de modo interdepartamental, criando possibilidades de job rotation e adequando a composição da equipe a cada fase do projeto; alocar recursos específicos a cada novo produto, para evidenciar prazos claros e evitar as necessidades burocráticas comuns a grandes empresas; incentivar a mentoria entre dirigentes da empresa e a equipe do novo produto; entender o problema do cliente como o ponto de partida do lançamento; usar métricas ao longo de todo o processo da inovação para avaliar o atingimento dos objetivos e o direcionamento correto das ações.

 

 

Departamento:

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