Mestrado Profissional em Empreendedorismo - Fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento executivo em administração de projetos

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
22/11/2017 - 10:00 até 13:00

Sérgio Pinto Zacarias

Mestrado Profissional em Empreendedorismo

Local: na sala 215, FEA-5

Orientador: Prof. Dr. Antonio Cesar Amaru Maximiano

Comissão: Profs. Drs. Roberto Sbragia, Jefferson Leandro Anselmo e Patrícia Viveiros de Castro Krakauer

Resumo*

Este estudo tem por base a experiência do autor em administração de projetos, tanto no mundo corporativo como no meio acadêmico. Após gerenciar projetos complexos, no Brasil e no exterior, e de ter orientado +200 trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação em administração de projetos (TCC), percebeu-se que muitas das deficiências encontradas nos planos de projetos corporativos também se repetiam nos trabalhos acadêmicos apresentados por seus alunos. Como é nas escolas de negócios que profissionais da área de administração de projetos buscam aprimoramento, ou mesmo formação para iniciar suas carreiras nesse mercado de trabalho, entendeu-se que conhecendo o perfil dos planos de projetos desses alunos, conheceríamos também o perfil dos planos de projetos desenvolvidos no mundo corporativo. Dessa inquietação intelectual nasceu esta pesquisa, que buscou identificar os fatores que afetam o desenvolvimento gerencial e o processo de estudo independente de alunos em administração de projetos, e propor alternativas que potencializem um melhor desempenho desses profissionais, tanto em sala de aula, como em suas organizações. Durante o processo de estudo fez-se uma intensa pesquisa bibliográfica/documental em 216 planos de projetos (17.831 páginas), trabalhos de conclusão de curso de nove turmas de pós-graduação em gestão de negócios e projetos, de uma das principais escolas de negócios brasileiras. Com base nos resultados obtidos, foi coletado e analisado o relado da experiência de um grupo de alunos, o que permitiu a proposição de inovações nos atuais programas de formação em administração de projetos, através da adoção das melhores práticas docentes para executivos de negócios.

* Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos