Mestrado Profissional em Empreeendedorismo - Ambientes e incentivos fiscais para inovação: uma proposta para criação do Núcleo do Parque Tecnológico da Universidade de São Paulo

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
10/11/2017 - 16:30 até 19:30

André Luiz Bortolato da Palma

Dia 10 de novembro, às 16h30, na sala 215, FEA-5

Orientadora: Profa. Dra. Luciane Meneguin Ortega Vidal

Comissão: Profs. Drs. Martinho Isnard R. de Almeida, Napoleão Casado Filho e Vanderlei Salvador Bagnato

Resumo*

A inovação tecnológica tem sido considerada um fator essencial e decisivo para a boa performance de uma economia e, portanto, foco de profundos debates e estudos ao longo das últimas décadas. No contexto brasileiro, a matéria é relativamente recente quando comparadas com países estrangeiros. Por outro lado, a dinâmica presenciada traz a oportunidade de participar ativamente deste processo de consolidação dos mecanismos de inovação, especialmente aqueles que tratam da interação entre Universidade e Empresa. Neste sentido, desponta-se o questionamento sobre qual o papel dos ambientes especializados como os Parques Tecnológicos dentro do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro? Como contribuição prática, a partir da experiência do autor, apresenta-se a proposição de um modelo para criação de um ambiente no qual empresas privadas possam desenvolver programas de inovação colaborativa. Como forma de aplicação prática, tal modelo proposto está sendo utilizado como base na construção do Núcleo Parque Tecnológico da Universidade de São Paulo e encontra-se em estágio avançado de negociações de parcerias e investimentos público-privado. Como contribuição acadêmica, o autor busca identificar e analisar os diversos conceitos sobre ambientes de inovação e mecanismos de incentivo à inovação, especialmente àqueles que dizem respeito ao seu financiamento afim de amparar a proposição do modelo.

* Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos