Mestrado - Mulheres extrativistas e a ação coletiva de recursos comuns, uma lente de gênero na teoria de Ostrom

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
27/10/2021 - 11:00 até 14:00

 

Cilene dos Anjos Marcondes

Mestrado - Mulheres extrativistas e a ação coletiva de recursos comuns, uma lente de gênero na teoria de Ostrom

Orientadora: Profa. Dra. Maria Sylvia Macchione Saes

Comissão: Profs. Drs. Paula Sarita Bigio Schnaider Nissimoff , Maria José Tonelli e Olivier François Vilpoux 

Transmissão: https://youtu.be/cKtI92XOwO0

Resumo*

A presente dissertação busca investigar, por meio de estudos de caso, elementos e processos que levam à efetividade das ações coletivas no gerenciamento de recursos comuns, aplicando no contexto a questão de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na abordagem de Elinor Ostrom sobre ação coletiva, e em estudos de caso de dois grupos de mulheres extrativistas no Mato Grosso do Sul, que trabalham com o baru, ou cumbaru, a castanha do Cerrado.
A partir da ampliação da abordagem de Ostrom, apresenta-se um modelo de framework que identifica a forma como os elementos de ação coletiva acontecem nas organizações das mulheres extrativistas de dois assentamentos rurais em Anastácio (MS).
Além da compreensão sobre como os elementos da ação coletiva na abordagem de Ostrom estão presentes, com destaque para os que são relacionados aos comportamentos de confiança e reciprocidade, esta pesquisa traz uma nova proposição, a de que há um elemento a “relação entre as famílias” quando se coloca a organização produtiva entre mulheres. Essa “relação entre famílias” seria um fator determinante e anterior aos elementos internos e externos da ação coletiva extrativista, apontadas por Ostrom (1990), pois estabelece uma rede de apoio que permite às mulheres atuarem em atividades fora de suas funções como mães, esposas e cuidadoras. É essa rede que oferece condições às mulheres de se organizarem de forma institucional, rompendo o universo restrito ao ambiente doméstico e familiar.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos