Mestrado - Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
11/11/2019 - 14:30 até 17:30

 

Celeste de Arantes Lazzerini        

Mestrado - Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro

Orientador: Prof. Dr. Flávio Hourneaux Junior

Comissão: Profs. Drs. Roberta de Castro Souza Piao, Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour e Marly Monteiro de Carvalho                            

Local: Sala 217, FEA-1

Resumo*

Desde o início da preocupação com problemas ambientais, o foco das ações sustentáveis foi na obtenção de eficiência para reduzir, evitar, minimizar ou limitar o impacto. A Economia Circular, entretanto, propõe que é possível alcançar a preservação e o desenvolvimento econômico. O conceito tem obtido bastante destaque tanto para a formulação de políticas públicas quanto estimulado iniciativas no setor empresarial. Em relação a este último, nota-se que mais empresas tem observado o valor do uso de fontes renováveis e recicláveis, uma vez que isso as permite reduzir a dependência da volatilidade de preço de recursos como petróleo, bem como aumentar a eficiência operacional. Dada a importância crescente do tema para o ambiente organizacional, este estudo estabelece a firma como unidade de análise. Ademais, o setor da moda será o foco, uma vez que é um dos mais poluidores de água do mundo. A partir da análise da atuação de micro e pequenas empresas do setor de moda em termos de sustentabilidade, o objetivo geral da pesquisa é identificar como práticas da economia circular estão sendo aplicadas nos negócios. Entre os objetivos específicos estão a identificação dos padrões de modelos de negócios circulares no varejo de moda brasileiro, e a compreensão dos facilitadores e barreiras para a implementação deste tipo de modelo de negócio no setor. A pesquisa é de cunho qualitativo por meio de estudo de caso múltiplo. Entre as estratégias utilizadas para coleta de dados estão a análise de dados secundários (sites, jornais e documentos), bem como entrevistas qualitativas com 11 fundadores de micro e pequenas empresas do setor de varejo de moda com iniciativas para Sustentabilidade.

*Resumo fornecido pelo autor

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